Indicação de autoria do vereador Ruberval Lima Porto (PSDB), aprovada nesta sexta-feira, 11, na Câmara Municipal, sugere ao Poder Executivo a promoção do Festival de Inverno, aproveitando as férias escolares do mês de julho, na praia de Nova Viçosa.
Em sua justificativa, Ruberval observa que, “das quatro estações do ano, é evidente que o verão é aquela que mais se associa com Nova Viçosa, contudo, é preciso não perder de vista que, durante os feriados prolongados e as férias escolares de julho, muitos visitantes deslocam-se para cá. Eis a razão de se pensar em novas atrações para enriquecer a programação cultural no sétimo mês do ano”.
Por isso, inspirado na cidade mineira de Ouro Preto, ele propõe a realização do Festival de Inverno, contemplando a sede do Município. No caso específico desse festival, lembra o parlamentar que, “ao contrário dos shows que normalmente acontecem entre dezembro, janeiro, fevereiro e março, cujos gêneros musicais mais prestigiados são o axé music, forró, sertanejo e pagode, durante o Festival de Inverno as atrações estarão na órbita de artistas que fazem a conhecida MPB (Música Popular Brasileira), música regional, jazz, blues e pop-rock, gêneros consagrados que atraem, além dos que já gostam de axé, forró e pagode, um outro público, mais reservado em seus gostos musicais”.
Ruberval argumenta que, até mesmo pelo valor médio dos cachês desses artistas que não estão na chamada “grande mídia”, bem abaixo na cotação das empresas do ramo, o município poderá oferecer uma programação de qualidade, de cunho altamente cultural, sem sacrificar os cofres públicos, e criando um novo referencial turístico para o mês de julho na região Extremo Sul da Bahia. E vai mais além, admitindo que o município poderá, inclusive, firmar parcerias com o Governo do Estado, com empresas privadas e associações.
O vereador acrescenta que, paralelamente aos shows, o Festival de Inverno também poderia mostrar o artesanato que se faz no município, apresentações de teatro e dança. O documento foi aprovado e será encaminhado ao prefeito para análise na próxima semana.
Fonte: Ademir Junior / Teixeira News