Rua Pero Vaz de Caminha é asfaltada no Centro de Porto Seguro

Rua Pero Vaz de Caminha é asfaltada no Centro de Porto Seguro. Fotos Ascom

As equipes da Secretaria de Obras da Prefeitura de Porto Seguro trabalharam no asfaltamento de uma importante via do Centro da cidade nesta sexta-feira, 28/6. A Rua Pero Vaz de Caminha, desde a esquina com a Rua do Golfo até a chegada na 2 de Julho, recebeu esta importante melhoria nas condições de mobilidade urbana.

A obra foi realizada após desobstrução e regularização no sistema de drenagem e integra o maior programa de pavimentação da história de Porto Seguro, que visa melhorar as condições de ruas de importante fluxo na cidade, como é o caso da Pero Vaz de Caminha e outras na região central, a exemplo da Rua Manaus, Avenida dos Navegantes e Rua São Sebastião. Os bairros periféricos também estão sendo beneficiados com melhorias na mobilidade urbana, sendo que alguns deles foram totalmente asfaltados.

Vantagens das vias asfaltadas

A regularização de ruas de paralelepípedo com asfalto melhora a velocidade do escoamento da água, tira irregularidades típicas desse tipo pavimento, melhora o coeficiente de atrito entre o pneu e o pavimento dando mais segurança nas frenagens de motos e carros em dias de chuva, elimina custos de manutenções constantes, proporciona mais conforto no trânsito e auxilia na sinalização, além de reduzir a manutenção dos veículos por conta da trepidação conferida ao paralelepípedo.

O motorista Roger Silva Pereira comemorou a chegada do asfalto. “Vamos circular com mais segurança e ter menos prejuízo com os veículos, que antes eram desgastados nas ruas de paralelepípedo”, completou o morador.

Patrimônio histórico e cultural

Os canteiros da Rua Pero Vaz de Caminha não serão removidos e futuramente serão revitalizados por meio de um projeto que está sendo discutido entre a Prefeitura, Iphan, órgão ambientais e a comunidade.

Vale ressaltar que ruas da região central de relevante valor cultural, como a Marechal Deodoro, 2 de Julho, Passarela do Descobrimento, Cidade Histórica, áreas próximas aos quadrados de Trancoso e Vera Cruz não serão asfaltadas, mas sim revitalizadas, mantendo seu conceito original para preservação do patrimônio histórico.

“Estamos promovendo uma verdadeira revolução nas condições de mobilidade urbana por todo o município, trabalhando por uma Porto Seguro mais desenvolvida, porém com a sustentabilidade ambiental e cultural preservadas. Estamos muito felizes por proporcionar grandes melhorias para a nossa população”, disse a prefeita, Cláudia Oliveira.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui