As equipes da Secretaria de Obras da Prefeitura de Porto Seguro trabalharam no asfaltamento de uma importante via do Centro da cidade nesta sexta-feira, 28/6. A Rua Pero Vaz de Caminha, desde a esquina com a Rua do Golfo até a chegada na 2 de Julho, recebeu esta importante melhoria nas condições de mobilidade urbana.
A obra foi realizada após desobstrução e regularização no sistema de drenagem e integra o maior programa de pavimentação da história de Porto Seguro, que visa melhorar as condições de ruas de importante fluxo na cidade, como é o caso da Pero Vaz de Caminha e outras na região central, a exemplo da Rua Manaus, Avenida dos Navegantes e Rua São Sebastião. Os bairros periféricos também estão sendo beneficiados com melhorias na mobilidade urbana, sendo que alguns deles foram totalmente asfaltados.
Vantagens das vias asfaltadas
A regularização de ruas de paralelepípedo com asfalto melhora a velocidade do escoamento da água, tira irregularidades típicas desse tipo pavimento, melhora o coeficiente de atrito entre o pneu e o pavimento dando mais segurança nas frenagens de motos e carros em dias de chuva, elimina custos de manutenções constantes, proporciona mais conforto no trânsito e auxilia na sinalização, além de reduzir a manutenção dos veículos por conta da trepidação conferida ao paralelepípedo.
O motorista Roger Silva Pereira comemorou a chegada do asfalto. “Vamos circular com mais segurança e ter menos prejuízo com os veículos, que antes eram desgastados nas ruas de paralelepípedo”, completou o morador.
Patrimônio histórico e cultural
Os canteiros da Rua Pero Vaz de Caminha não serão removidos e futuramente serão revitalizados por meio de um projeto que está sendo discutido entre a Prefeitura, Iphan, órgão ambientais e a comunidade.
Vale ressaltar que ruas da região central de relevante valor cultural, como a Marechal Deodoro, 2 de Julho, Passarela do Descobrimento, Cidade Histórica, áreas próximas aos quadrados de Trancoso e Vera Cruz não serão asfaltadas, mas sim revitalizadas, mantendo seu conceito original para preservação do patrimônio histórico.
“Estamos promovendo uma verdadeira revolução nas condições de mobilidade urbana por todo o município, trabalhando por uma Porto Seguro mais desenvolvida, porém com a sustentabilidade ambiental e cultural preservadas. Estamos muito felizes por proporcionar grandes melhorias para a nossa população”, disse a prefeita, Cláudia Oliveira.