O homem se acostuma com tudo. E é verdade. Ainda que a situação seja ruim, o ser humano vai se adaptando até estabelecer uma rotina.
A partir daí, a vida fica mais fácil, porque fica mais previsível. Aliás, essa é a palavra mágica: rotina. A rotina tem injusta má fama. As pessoas reclamam: -Preciso fugir da rotina. Quer dizer: a rotina seria algo tão terrível que as pessoas tentam se afastar dela.
Só que não é assim. Na verdade, as pessoas estão sempre buscando a rotina. A rotina lhe dá segurança. Dificilmente há surpresas desagradáveis se você caminha em terreno conhecido.
As rotinas da humanidade inteira foram alteradas agora, no começo da segunda década do século, por causa do coronavírus. Foi algo único na história da civilização, o que não deixa de ser especial para nós, que estamos vivos porque, pela primeira vez, experimentamos um evento planetário.
Nem a Segunda Guerra Mundial afetou de forma tão abrangente todas as esquinas da Terra, como essa pandemia. Durante quase dois anos, os americanos, os japoneses, os paraguaios, os índios, os noruegueses e você compartilharam o mesmo problema, tiveram os mesmos medos e receberam as mesmas soluções.
Isso nunca aconteceu antes. Parte da Humanidade se tornou mais caseira do que jamais foi.
*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe semanalmente no site www.osollo.com.br.