Roteiro em Porto Seguro recebe validação do projeto Experiências do Brasil Rural

Roteiro em Porto Seguro recebe validação do projeto Experiências do Brasil Rural
Roteiro em Porto Seguro recebe validação do projeto Experiências do Brasil Rural. Foto: Ascom

Integrando o ciclismo, caminhadas e a canoagem ao turismo, o roteiro “Terra Mãe do Brasil” teve sua validação concluída na sexta-feira, 3 de dezembro, pelo projeto Experiências do Brasil Rural. Durante esta semana, técnicos do Ministério do Turismo e da Universidade Federal Fluminense (UFF) desfrutaram de experiências únicas tendo como cenário as belas paisagens, rios e vilarejos que Porto Seguro proporciona. Esta é uma das últimas etapas da iniciativa, desenvolvida em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro, nesta etapa.

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a cidade baiana e seus distritos não poderiam ficar de fora deste projeto que está trabalhando e desenvolvendo o turismo rural no país. “Além das belas praias e outros atrativos naturais, Porto Seguro guarda uma pedra preciosa em seu interior, que é o agroturismo. O nosso objetivo aqui é ampliar a oferta turística nacional, bem como gerar alternativas de renda a agricultores familiares da região que também trabalham o turismo, com reflexos extremamente positivos na geração de emprego e desenvolvimento”, explica.

Ao longo da semana, os técnicos visitaram diversos empreendimentos que compõem o roteiro, como o Celeiro Orgânico, ponto alto da agricultura orgânica, e o centro histórico da cidade. De “bike”, conheceram um pouco das praias e da história do distrito de Arraial d’Ajuda, visitaram uma cervejaria e provaram da gastronomia típica e comidas internacionais do sul da Bahia.

Visitaram ainda a propriedade Trevo dos Búfalos e foram a uma das mais importantes unidades de conservação integral do estado da Bahia, o Parque Nacional Pau Brasil. E não poderia faltar o famoso Acarajé do Vale e a Fábrica de Chocolate Di Porto, onde tiveram a chance de conhecer o processo de fabricação do produto.

Para a proprietária do Celeiro Orgânico e do Sítio Santiago, Adriana da Rocha Severino, o projeto Experiências do Brasil Rural veio para abrir os olhos dos empreendimentos da região para a vasta possibilidade turística que ela apresenta. “Eu estou muito feliz com esta proposta porque, até então, eu não tinha ideia de como isso seria importante e daria visibilidade a minha propriedade. Quando fui convidada, participei de todas as capacitações e consegui que minha propriedade fosse validada. Eu fiquei muito feliz!”, conta.

O proprietário da Fazenda Trevo dos Búfalos, Roberto Cangassu, também se mostrou muito contente em participar do projeto. Segundo ele, as capacitações foram componentes essenciais para o avanço das experiências do roteiro. “Estamos felizes por termos recebido, por parte do Ministério do Turismo e da Universidade Federal Fluminense, todo um aprendizado, toda uma transferência de conhecimento por pessoas altamente qualificadas e diversos profissionais que nos passaram informações cruciais para o bom desenvolvimento da nossa experiência e nos dando as capacitações necessárias para que possamos ter uma experiência memorável e marcante”, destacou.

Outro empreendimento que aproveitou as mentorias foi o Bahia Activie. Segundo a proprietária, Renata Tardin, as orientações do projeto serão essenciais para a ampliação da sua atividade turística. “Participar deste projeto foi incrível. Mesmo conhecendo a região há mais de 30 anos e com roteiros de cicloturismo já formatados pelas fazendas, reservas indígenas e parques nacionais da Costa do Descobrimento, as mentorias deram outra dimensão às nossas potencialidades. As trocas de experiências e novas parcerias farão a diferença neste novo roteiro de turismo rural”, finalizou.

Durante as validações, os técnicos do Ministério do Turismo e da Universidade Federal Fluminense contaram com o apoio integral da equipe da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro, representada pela superintendente de Produto Turístico, Aline Rodrigues; diretora de mercado, Neila Muller; pela diretora de Comunicação, Fernanda Rodrigues e pelo fotógrafo da prefeitura, João Cordeiro.

PROJETO

A fase inicial do Experiências do Brasil Rural envolveu um diagnóstico das rotas, que indicou pontos fortes e quesitos passíveis de aprimoramento. Em seguida, houve capacitações e a formatação de vivências memoráveis nos destinos. Os produtos e serviços desenvolvidos estão sendo validados a partir de visitas presenciais de coordenadores do projeto e, por fim, o Experiências do Brasil Rural vai focar em ações de apoio à promoção e à comercialização dos roteiros.

Além do “Terra Mãe do Brasil”, participam do projeto Experiências do Brasil Rural a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; o Agroturismo, do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina; e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul. Após um diagnóstico inicial, agora os empreendedores participam de capacitações referentes às cadeias produtivas de interesse do projeto: queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui