Robério Oliveira o patrono da turma de direito da Unesulbahia

Prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira
Eunápolis – Uma noite de grandes emoções (quinta-feira 13/01/11) no auditório da Unesulbahia marcou a vida de 66 formandos de direito, familiares e amigos que lotaram o local do evento, suportaram o calor e disputaram as cadeiras insuficientes para todos.

A mesa diretora do evento presidida pela reitora Ademildes Fadine, tendo ainda o diretor administrativo Ponciano Fadini, da pro-reitora Selma Souza, da secretária geral Vera Alice, do coordenador do curso Wantuil Holtz, os juízes de Eunápolis e Itamaraju Roberto Farias e Rodrigo, dos promotores de justiça de Porto Seguro e Eunápolis Dioneles e João Alves, do presidente da OAB de Eunápolis Antonio Apostolo, representando a Polícia Civil o delegado Rodolfo Faro, da Polícia Militar Capitão Cleber, representando a sociedade civil organizada o médico Ubirajara Arouca, o deputado federal Jânio Natal, a deputada estadual Cláudia Oliveira e o prefeito de Eunápolis Robério Oliveira patrono da turma da noite que em belo discurso mostrou porque é considerado um grande incentivador da educação em todos os níveis.

Entre os formandos: Talita Nara, Cláudia Faro, o policial civil Artur entre outros…

Em seu discurso o prefeito Robério Oliveira disse:

“Minhas primeiras palavras são de agradecimento a vocês, meus afilhados, e a todo o corpo dirigente desta instituição, pela honra do convite para ser patrono dessa turma.

É uma oportunidade que não se pode perder e um incentivo importante para este prefeito entusiasta da educação e da profissionalização em todos os níveis.

Quero dizer que nem sempre é fácil destacar uma solenidade como esta. Sobretudo quando o foco envolve a justiça e o direito. Fica a impressão de que sempre faltará algo a dizer. Mas não podia ser diferente. Estamos falando de elementos essenciais à convivência humana. Vocês aprenderam que onde há sociedade, há direito.

Portanto, se não há direito, não há sociedade, e aqui a gente constata a essencialidade do direito para a vida em sociedade. Mas, antes de tudo isso, falamos de gente. Falamos de pessoas especiais, que se esforçaram por longos anos com propósito de melhorar o entendimento em relação ao mundo em que vivem. Pessoas que sabem que vivemos num tempo sem verdades plenas e sem certeza absolutas. E eu estou certo de que vocês tiveram um ambiente de forma profissional e de discussão acadêmica adequada, na medida das possibilidades oferecidas por essa instituição pioneira no nosso município. Quero lembrar o objetivo de vocês:

Alguns sonhos comuns a todo acadêmico de direito: Ser feliz, servindo à comunidade, servindo com dignidade, com humanidade e urbanidade, pautando suas condutas e atuações na ética e na moral. Estou convicto de que vocês têm consciência de que a ética tão enfatizada pelos mestres desta academia, é o compromisso do homem com o bem, com a justiça, com a verdade, valores inerentes a todo cidadão, mas, imprescindíveis ao operador de direito.  É imprescindível, porque envolve em primeiro lugar a consciência de si mesmo, a definição de valores, o caminho a postura e a conduta a seguir no resto de suas vidas. Destaque-se também, a importância dessa outorga de grau a novos bacharéis de direito, sob o aspecto social e político.

São novos profissionais, articulando novos fatos no mercado de trabalho, com impacto positivo no âmbito da comunidade regional. São novos homens e mulheres instruídos, futuros juristas, futuros promotores, futuros juízes, desembargadores, ministros, preparados, conscientes do seu papel, levando o conhecimento à cidadania de Eunápolis e região. De agora em diante, o que vai marca suas rotinas será a capacidade de optar com coragem e lucidez por uma ou mais das tantas ramificações do direito. O direito civil, o penal, o processual, o tributário, o ambiental, o administrativo e os demais, deixam de ser desafios acadêmicos para ser os meios pelos quais vocês realizarão seus destinos. Leve com vocês a experiência adquirida na academia, mas valorizem também o aprendizado da convivência entre seus pares”, declarou o prefeito de Eunápolis.

Fonte: Willy Hafner/Ascom da Prefeitura de Eunápolis

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui