Revitalização do Rio Itanhém na pauta dos parlamentares do extremo sul

Revitalização do Rio Itanhém na pauta dos parlamentares do extremo sul
Foto: Ascom

O inverno mal começou e a preocupação com a falta de água que dificulta a vida de turistas e moradores do extremo sul já está na pauta dos vereadores. Ontem (07) eles se reuniram na em Alcobaça para discutir a construção de um plano de recuperação do rio Itanhém e evitar o desabastecimento nas principais cidades banhadas pelo rio.

O rio Itanhém, berço do desenvolvimento de toda esta região e principal fonte de água potável de milhares de pessoas, passa por sérios problemas de poluição, assoreamento e desequilíbrio ambiental.

A comissão composta por vereadores de Teixeira de Freitas, Alcobaça, Medeiros Neto e Itanhém pretende construir um protocolo de intenções para documentar o compromisso destes municípios com a preservação do rio Itanhém, além de discutir as melhores formas de captar recursos para efetivar os trabalhos de recuperação ambiental.  Município mineiro de Machacalis também será envolvido nos trabalhos, já que abriga a nascente do rio.

Revitalização do Rio Itanhém na pauta dos parlamentares do extremo sul
Foto: João Ramos – Bahiatursa

 

A comissão busca soluções jurídicas e científicas para revitalizar a nascente e a foz do rio Itanhém e, em 2018, realizar o Simpósio das Águas, um evento que reunirá a comunidade, gestores públicos e autoridades em recursos hídricos, as melhores maneiras de promover o desenvolvimento sustentável para a construção de uma proposta sólida e viável de gestão das águas.

(Com informações da ASCOM da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui