Acompanhei na TV o Show da Virada, com fogos de artifício, na Boca do Rio, com Ivete Sangalo, e no Rio de Janeiro anunciado como o Réveillon de três milhões de espectadores. Encantados com os fogos e a música.
A primeira manhã de 2020 já chegou e o Réveillon passou trazendo um novo ano. Nenhum relógio pode explicar o tempo. Existem duas
realidades na mente, a concreta e a sentida. Para a beleza dos fogos de artifício que brilham no ar, usamos os sentidos e para sobreviver e pagar as contas a concreta.
Foi sempre o meu corpo um intervalo estreito entre tempo cumprido, onde vivi emoções e tempo por cumprir onde recrio na mente as emoções vividas e sonho com a esperança de tê-las no futuro, o cumprido e o por cumprir vai diminuindo e os anseios da alma aumentando.
A adolescente de dezesseis anos Greta Thunberg já nasceu com este anseio. Desejo de se integrar numa natureza diferente daquela que a cerca no momento. Na sua cabeça, há muitas ideias misturadas, também contradições e medos e o tempo infinito de tudo o que se desconhece mas sua alma tem um anseio profundo tentando iluminar não com fogos, mas sim com ideias.
O ilimitado do seu sonho de parar a destruição da natureza, com o mundo limite pelas vontades de muitos de repetir os prazeres já vividos, de consumo.
O planeta também tem o cumprindo e o há cumprir, sendo que o que falta depende muito mais de olhar para os anseios profundos, não visíveis e ter esperança.
João M T Lantyer