Representantes técnicos do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) estiveram em Teixeira de Freitas nesta segunda-feira (15) e apresentaram relatório com sugestões de melhorias. As implementações foram pauta de reunião posterior, em que foi aberto espaço para discussão com a sociedade.
Reunião no gabinete- O engenheiro de trânsito Rafael José da Silva Freire e a técnica em trânsito Dinalva Valéria Vieira entregaram estudos relativos à malha viária, distribuição de equipamentos, pontos críticos para acidentes, dentre outras coisas. E apresentaram alternativas como a instalação de sinalização metafórica em pontos estratégicos, novo desenho urbanístico para av. Getúlio Vargas, poda de árvores e limpeza das vias – o que já foi feito – e criação de estacionamento rotativo. No encontro, foi solicitada a descrição topográfica de algumas ruas para definição de mão única.
Reunião na Câmara- As sugestões foram acolhidas pelo prefeito João Bosco Bittencourt e repassadas em plenária pública na Câmara Municipal, que contou com a presença do representante do diretor geral do Detran-BA, Márcio Blanco, e autoridades como os secretários de Infraestrutura, Valdo Gusmão; de Segurança com Cidadania, Bartolomeu Calheiros; vice-presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Souza; do comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Paulo César Alves da Silveira; do coordenador da 24ª Ciretran, Edmailson Oliveira; e do presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, Liomário dos Santos Filho, dentre outras.
O prefeito esclareceu em sua fala o objetivo da reunião – de discutir melhorias necessárias ao trânsito local – e sugeriu que seja estabelecido horário específico para circulação de caminhões pesados, como os que, costumeiramente, atravessam a cidade, carregadas de granito ou eucalipto.
Em suma, os depoimentos dos presentes reiteraram a importância de que o planejamento que agora se inicia abranja as necessidades futuras do município. O coordenador da 24ª Ciretran expôs que atualmente 45 mil veículos são licenciados em Teixeira, sendo que o prognóstico é que esse número chegue a 90 mil nos próximos 5 ou 6 anos.
O diretor do Detran, Marcio Luiz Santos Blanco, declarou a vontade do órgão em contribuir em melhorias para Teixeira de Freitas, e sugeriu que provisoriamente fosse feita sinalização para minimização dos problemas enfrentados diariamente no trânsito e executado programa de educação dos motoristas e outros usuários. Para tanto, disponibilizou auxílio técnico e educacional, a fim de que sejam trabalhados os problemas relativos à educação, regulamentação e reestruturação da circulação viária em Teixeira de Freitas.
A princípio, a fim de melhorar o fluxo dos veículos, o prefeito afirmou que mais 16 agentes de trânsito serão treinados para intensificar a fiscalização e organização nos pontos mais críticos; e que passa por estudos a padronização de passeios e implantação do projeto Escola do Trânsito – ações emergenciais que serão tomadas durante andamento das demais fases do projeto de redesenho.
Departamento de Imprensa de Teixeira de Freitas