Na tarde desta quinta-feira, dia 07, a Policlínica Regional de Saúde de Teixeira de Freitas reuniu secretários municipais, antecipando o retorno do funcionamento da unidade.
A reabertura deve garantir a continuidade do tratamento médico de inúmeros pacientes, após um período em que os atendimentos estiveram suspensos em virtude da pandemia de covid-19.
O anúncio do retorno já havia sido feito pelo governador Rui Costa, decidindo por uma retomada “cautelosa e cuidadosa”.
O diretor-executivo do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (Consaúde), Max Almeida, ressaltou a importância da reunião.
“Estamos alinhando o retorno do funcionamento de um instrumento complexo com planejamento. Nossa região tem uma característica que se sobressai que é a união, além de um intelecto muito alto“, disse.
“Recebemos aqui mais de 10 secretários discutindo esse fluxo. Nessa pandemia, a policlínica não pode voltar em sua totalidade“, prosseguiu. Ainda segundo Max, haverá redução de serviços e eleição de casos prioritários.
Ele ainda parabenizou os secretários de Saúde e prefeitos pela maturidade, na pessoa do presidente do Consaúde, o prefeito de Alcobaça, Léo Brito, assegurando que a suspensão dos atendimentos foi necessária, cuidando das pessoas de uma outra forma.
A dra. Lizandra Amim, diretora-geral da unidade, esclareceu aos secretários e à comunidade que os pacientes deverão seguir protocolos de higiene, como uso de máscaras e álcool em gel, desde o município de residência até a policlínica.
“Eu acredito que o retorno será de forma gradativa e reforço: venha se você tiver necessidade de fechar diagnóstico e, se puder esperar, fique em casa“, disse.
Ela ainda informou que pacientes deixarão de embarcar nos ônibus e/ou deverá desmarcar seu agendamento na Regulação de cada município se apresentarem sintomas gripais.
Foi ainda destacado na fala da dra. Lizandra que a região Extremo Sul é uma das poucas que está tendo condições de reabrir sua policlínica, ainda que de forma cuidadosa.
Durante nossa reportagem, observamos ainda a coleta de material para exames de covid-19 feita com funcionários da unidade. Os testes devem assegurar que os servidores possam atuar no retorno dos atendimentos gradativamente.
Galeria de Fotos