Reunião com secretários de Saúde antecipa retorno de atendimentos na Policlínica Regional

Secretários de Saúde dos municípios que compõem o Extremo Sul participaram do encontro. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Na tarde desta quinta-feira, dia 07, a Policlínica Regional de Saúde de Teixeira de Freitas reuniu secretários municipais, antecipando o retorno do funcionamento da unidade.

A reabertura deve garantir a continuidade do tratamento médico de inúmeros pacientes, após um período em que os atendimentos estiveram suspensos em virtude da pandemia de covid-19.

Foram discutidas diretrizes do Estado para a reabertura do equipamento regional

O anúncio do retorno já havia sido feito pelo governador Rui Costa, decidindo por uma retomada “cautelosa e cuidadosa”.

O diretor-executivo do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (Consaúde), Max Almeida, ressaltou a importância da reunião.

Estamos alinhando o retorno do funcionamento de um instrumento complexo com planejamento. Nossa região tem uma característica que se sobressai que é a união, além de um intelecto muito alto“, disse.

O diretor-executivo do Consaúde, Max Almeida

Recebemos aqui mais de 10 secretários discutindo esse fluxo. Nessa pandemia, a policlínica não pode voltar em sua totalidade“, prosseguiu. Ainda segundo Max, haverá redução de serviços e eleição de casos prioritários.

Ele ainda parabenizou os secretários de Saúde e prefeitos pela maturidade, na pessoa do presidente do Consaúde, o prefeito de Alcobaça, Léo Brito, assegurando que a suspensão dos atendimentos foi necessária, cuidando das pessoas de uma outra forma.

A dra. Lizandra Amim, diretora-geral da unidade, esclareceu aos secretários e à comunidade que os pacientes deverão seguir protocolos de higiene, como uso de máscaras e álcool em gel, desde o município de residência até a policlínica.

A dra. Lizandra Amim, diretora-geral da unidade

Eu acredito que o retorno será de forma gradativa e reforço: venha se você tiver necessidade de fechar diagnóstico e, se puder esperar, fique em casa“, disse.

Ela ainda informou que pacientes deixarão de embarcar nos ônibus e/ou deverá desmarcar seu agendamento na Regulação de cada município se apresentarem sintomas gripais.

Foi ainda destacado na fala da dra. Lizandra que a região Extremo Sul é uma das poucas que está tendo condições de reabrir sua policlínica, ainda que de forma cuidadosa.

Servidores da policlínica passam por coleta de material

Durante nossa reportagem, observamos ainda a coleta de material para exames de covid-19 feita com funcionários da unidade. Os testes devem assegurar que os servidores possam atuar no retorno dos atendimentos gradativamente.

Galeria de Fotos

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui