Retirada

As tropas americanas deixaram o Afeganistão, um nevoeiro vai envolver o futuro de quase trinta e oito milhões de seres humanos. Eles haviam levado vinte anos para transformar o país em um mundo civilizado, não só num lugar habitável.

Existem pessoas com vinte anos de idade que cresceram num país livre, num lugar em que as mulheres podiam trabalhar e dirigir. Este grupo impõe uma visão radical da Sharia. Hoje, os afegãs vivem um longo arrastar em direção a um destino incerto.

O que eu não mencionei é a incômoda percepção que tive, quando pessoas caíam dos aviões na descolagem. Estas pessoas se depararam com o terror. Porque a vida não é justa e agora estão sem escolha, e não vão terminar os dias numa varanda ensolarada. Estas tantas pessoas no aeroporto de Cabul e as que caíram dos aviões sabiam que o passado de paz e segurança acabou e não é possível voltar atrás. Estes jovens de vinte anos nasceram livres e nunca conheceram a falta de liberdade e agora vão viver acorrentados no terror.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe semanalmente no site www.osollo.com.br.

Nota: O conteúdo aqui publicado é de inteira responsabilidade do colunista que assina o texto.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui