Responsabilidade e juízo

“Assim diz o Soberano Senhor: Estou contra os pastores e os considerarei responsáveis pelo meu rebanho. Eu lhes tirarei a função de apascentar o rebanho para que os pastores não mais se alimentem a si mesmos. Livrarei o meu rebanho da boca deles, e ele não lhes servirá mais de comida.” (Ezequiel 34.10)

Responsabilidade e juízoA profecia entregue por Ezequiel, embora anuncie restauração, fala necessariamente de juízo. Os líderes de Israel perderiam seu poder e seriam responsabilizados por Deus pelo mau que estavam fazendo aos seus liderados. Eles receberam o poder e o privilégio de liderarem a nação, mas pensaram apenas em si mesmos. O tempo do juízo estava chegando. Liderar é um grande privilégio, mas também uma grande responsabilidade. É ter poder e, como já vimos o Todo Poderoso sempre avalia atentamente o exercício do poder. Porque o poder mal exercido jamais prejudica apenas a quem o exerce, mas a muito mais pessoas. Há muitos sofrendo pela atuação de outros, no exercício do poder que possuem.

Há muitas crianças sofrendo e sendo marcadas pelas atitudes erradas de seus pais. Pelo descaso, descuido e crueldade. Um adulto que usa seu poder de adulto para ferir uma criança responderá por isso diante de Deus. Um homem que usa sua força para ferir uma mulher, também responderá. Um policial e também um político. Todos os que têm mais poder e oprimem, ferem e abusam do poder que possuem não passam despercebidos por Deus. E responderão por isso. A menos que se arrependam e mudem, a menos que reconheçam sua maldade e restituam tudo que puderem àqueles a quem prejudicaram. Como seres humanos em nossos diversos papéis, como pais, chefes, cônjuges ou qualquer outro em que tenhamos a possibilidade de exercer liderança ou poder, estamos sujeitos a falhar. Mas ser imperfeito e ser mau são coisas distintas. Deus sabe lidar com ambos e não se engana jamais.

Nosso país tem sofrido bastante nos últimos anos pelas atitudes de líderes maus. Não se tratam apenas de líderes falhos, que erram na priorização, na atenção, nas medidas de gestão, porque são seres humanos e sujeitos a falhas. Trata-se de maldade, de intenções espúrias, de objetivos desonestos, de ganância e completa falta de ética. Eles multiplicam a fome, a desassistência, o número de crianças sem acesso a uma educação digna. Deixam as necessidades da nação sem a devida atenção para satisfazerem seus desejos sem limites, egoístas e absurdos. Deus julgou os líderes maus de Israel. Os de nossa nação, ainda que pareça, não sairão impunes. O juízo de Deus não falha jamais. Sua misericórdia é sem medida, mas Deus não se permite manipular. Que nos lembremos disso como pais e líderes. Que usemos os poderes que temos, sejam quais forem com cuidado e temor. Que amemos a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos. Que Deus abençoe nossa nação com líderes melhores.

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui