Resistindo à insistência do mal

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Romanos 12.21)

Uma mulher muito bondosa e cristã, sempre via a vida e as pessoas de forma positiva. Para ela todos eram bons e sempre que alguém falava mal de outro, ela procurava destacar alguma virtude daquele que estava sendo criticado. Então um jovem muito espirituoso resolveu testá-la. “Tia, o diabo é um sujeito muito do vagabundo, não? Fica atentando a gente, promovendo o mal, causando dores. E você pode ganhar dele e mandar ele embora, mas ele sempre volta! Não larga do pé da gente! Ele não tem nada que preste!” A senhora em sua humildade olhou o rapaz com um leve sorrido e disse de maneira muito singela: “Mas meu filho, a gente tem que admitir: o diabo é bastante esforçado.”

De fato, o mal é persistente. E muito! Pensamos que ficamos livres dele e eis que o vemos em pé na esquina por onde vamos passar. Paulo nos aconselha a não nos deixarmos vencer por ele. Nossa luta contra o que é errado, especialmente em nós mesmos, vai durar toda a vida neste mundo. Bem como nossa luta contra o mal que nos vem de fora e deseja nos envolver. Devemos vencê-lo com o bem. Não há outro caminho. Diante do ódio, devemos amar; da maldição, abençoar. Se nos desprezam ou ferem, perdoemos, pois o mal morre por falta de espaço e pela fome. Negue-lhe qualquer espaço em seu coração e não o alimente sequer com um pensamento.

O mal jamais será algo que apenas atingirá outros. Ele atinge a qualquer que dele se utilize. Afaste-se completamente do mal. Preencha sua mente e seus atos com o que é bom e com o que faz bem. Isso não acontecerá sem ajuda do alto, sem a graça de Cristo. Por isso não faça de seu relacionamento com Deus um evento semanal. Conviva diariamente com Ele. Ore diariamente. Medite diariamente nas Escrituras. Ocupe-se em fazer o que sabe que agrada a Deus. Sirva, ame, apoie, ajude, perdoe, compartilhe, fale do amor de Deus… quanto mais ocupado com o bem, menos suscetível ao mal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui