Na última sexta-feira, 22 de setembro, representantes dos governos federal e estadual estiveram reunidos com lideranças indígenas e outros segmentos em Santa Cruz Cabrália.
O encontro tratou sobre a revitalização, requalificação paisagística e estrutural do Parque Indígena de Coroa Vermelha, incluindo a orla e o centro. O assunto vem se arrastando há algum tempo.
Com aproximadamente 500 pontos comerciais e cerca de 50 cabanas de praia, o Parque Indígena Pataxó de Coroa Vermelha abriga ainda um grande contingente de mais de 250 pessoas, entre indígenas e não indígenas, com empregos diretos. Ele também está inserido no Polo Turístico da “Costa do Descobrimento”.
Em abril deste ano, lideranças Pataxó foram a Brasília com um documento destinados a diversas autoridades estaduais e federais, justificando uma série de pedidos ligados à importância da revitalização local.
De acordo com o cacique da Aldeia Indígena Pataxó Coroa Vermelha Benedito da Conceição Braz (Louro Pataxó), os membros do Ministério dos Povos Indígenas do Governo Federal vieram à localidade e, em diferentes encontros, conheceram de perto a realidade apontada.
Um passo importante no andamento da reinvindicação teria sido a disponibilização, por parte do poder público municipal, de um arquiteto para auxiliar no projeto para os barraqueiros da área. Outras ações devem ser conquistadas em breve.