Representantes do Comitê Olímpico explicam programação do revezamento da tocha

Da Redação

A assessoria de imprensa do Comitê Olímpico da Rio 2016 esteve em Porto Seguro, na manhã da última terça-feira, 17/05, para tratar com as autoridades locais sobre os preparativos para o revezamento da Tocha Olímpica no município. Com o objetivo de expor a agenda para o dia 19/05, quando a chama dos jogos chega à cidade, os representantes do Comitê realizaram uma coletiva de imprensa, na Secretaria Municipal de Turismo, a partir das 10h00. Ocuparam a mesa de honra o chefe do gabinete da prefeita Cláudia Oliveira, Josemar Siquara, os secretários municipais de Esporte, Tate Parracho; de Comunicação, César Aguiar, e Heráclito Santana, representando o secretário de Turismo, Humberto Nascimento; os condutores da tocha Breno Negreiros (que a levará a bordo de um skate) e Rafael Gomes, escolhido pela Nissan. Os esportistas Carlos Vieira e Mateus Garcia, que também serão condutores, estiveram presentes.

Uma réplica da tocha foi trazida pela equipe da Rio 2016.

Durante o evento, foi abordado o planejamento para a recepção da chama dos Jogos Olímpicos, que chegará a Porto Seguro no dia 19/05, onde passará pelas principais ruas e avenidas, com percurso ainda no Arraial d´Ajuda, cujo roteiro inclui a praça São Pedro e as imediações da Igreja Nossa Senhora d´Ajuda.

O assessor de imprensa da Rio 2016, Igor Namir, abordou a origem dos jogos, na Grécia antes de Cristo e os preparativos para o evento que tiveram início na cidade grega de Olímpia. “O revezamento da tocha se encerra no acendimento da Pira Olímpica, no Estádio Maracanã. O conceito é promover o encontro do calor da chama dos jogos com o calor dos brasileiros, conhecidos pela sua hospitalidade, trazendo uma mensagem de paz e dando início à maior celebração esportiva do mundo”. Para ele, o Brasil mostrará sua diversidade cultural e revelará aos outros países a sua essência. “90% da população será atingida positivamente pelos jogos. Serão 12 mil condutores carregando a tocha pelo país. Todos os brasileiros tiveram a oportunidade de conduzir a tocha por meio de campanhas públicas. Em Porto Seguro, será uma experiência memorável para todos”.

Segundo Igor, o comboio do revezamento será formado por 20 veículos, sendo que os caminhões patrocinadores irão, nas palavras do assessor, “aquecer a cidade” para a programação. Ainda de acordo com Namir, a Polícia Militar estará presente durante todo o percurso. “O revezamento é um evento itinerante. As vias serão liberadas conforme o seu avanço. Os condutores se encontrarão nos pontos com uniforme, sendo que cada um acenderá a tocha do condutor seguinte, num momento conhecido como beijo”.

Roteiro

O roteiro geral para o revezamento prevê início das atividades às 19h25, na Cidade Histórica, com apresentação de 50 índios pataxós, sendo que um entre os mesmos será o primeiro condutor; no trecho que compreende do Marco do Descobrimento até a caixa d´Água, alunos da rede municipal farão cordão de isolamento protegendo a passagem. O segundo condutor será um branco, fazendo lembrar a chegada dos portugueses, o terceiro será um negro, lembrando os escravos e fazendo lembrar a miscigenação do povo brasileiro. 32 alunos da rede municipal, escolhidos através de uma redação, a cada troca de condutor plantarão uma árvore nativa da mata atlântica. No trecho compreendido entre o Centro Educacional e a praça São Sebastião, a tocha será conduzida em cima de um skate.

Para Josemar Siquara, a passagem da tocha por Porto Seguro será um marco na história da cidade. “Em Arraial, a tocha chega às 16h00, passando pela praça São Pedro e pela Igreja Nossa Senhora d´Ajuda. Em Porto, serão 33 condutores, sendo que o Breno conduzirá de skate a tocha por 300 metros”.

Os secretários de Esporte e de Comunicação consideram o revezamento importante para a cidade, destacando a promoção turística gerada a partir do evento.

Heráclito Santana declarou que o evento traz uma grande capacidade de geração de mídia espontânea para Porto Seguro, que pode ser extremamente útil ao turismo.

Os condutores Breno Negreiros e Rafael Gomes acreditam que o acontecimento é um estímulo para a valorização do esporte no município, inclusive o skate,o taekwondo e o karatê.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui