Remova os espinhos

“Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto.” (Marcos 4.7)

Já vimos nos dois últimos textos, dois tipos de terreno que devemos deixar de ser. Há ainda um terceiro, um terreno que tem espinhos capazes de sufocar uma planta em crescimento.Talvez ele seja bem característico dos tempos atuais, com suas múltiplas demandas e ofertas, que nos convida a desejar mais um produto e a nos sentimos necessitados de algo mais, sempre. Jesus explicou esses terrenos assim: “Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.” (Mc 4.18-19)

Jesus ensinou claramente sobre prioridades. Ensinou o que é mais importante e o que deve vir em primeiro lugar em nossa agenda. Amar a Deus e ao próximo é o que há de mais importante (Mt 22.35-40) e devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus (Mt 6.33). A fé cristã é para a vida, para interferir no modo como fazemos as coisas. Por isso ela é transformadora, porque nos redefine como pessoas, na medida em que cremos e obedecemos suas verdades e princípios. Se nossa fé não for desse tipo, que ocupa nossa vida, mas apenas ocupar algum tempo que usamos para ir a um tempo cristão, ela será derrotado pelos espinhos.

Jesus fala de forma ilustrativa de três tipos de espinhos: preocupações, enganos e anseios. Nosso mundo está cheio deles. Queremos dar conta de tudo e garantir tudo com nossa força. Vivemos preocupados. Somos iludidos pelo brilho das riquezas e sonhamos com uma fortuna para então mudar nossa vida. Mas para que o dinheiro nos faça felizes, é preciso que já sejamos felizes sem ele. Pois o único poder que tem é nos dar mais do que já temos. Qualquer coisa, além disso, é ilusão, engano. Os anseios são permanentes na vida humana e somente cessam diante do amor. Quando nos sentimos plenamente amados, reina a paz. E é em Cristo, pela fé, justamente a fé que estes espinhos querem sufocar, que temos vida. Remova os espinhos. Essa tarefa é sua.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui