Religiosidade e santidade

“Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”. (Lucas 7.47)

Religiosidade e santidadeEste foi o testemunho de Jesus a respeito de uma mulher, identificada por Lucas apenas como “pecadora” e que muitos acreditam tratar-se de Maria Madalena, que fora perdoada e liberta pelo Mestre algum tempo antes. Eles estavam na casa de um fariseu chamado Simão onde aconteceria um jantar em que participariam Jesus e alguns outros convidados de Simão. Mas essa mulher apareceu do nada e transformou aquele num dos mais tocantes encontros de Jesus narrados nos evangelhos. Um encontro que nos permite aprender muito sobre vida cristã verdadeira.

Simão considera-se um homem santo e julga duramente aquela mulher, cujos pecados todos conheciam bem. Ele se considera superior e jamais deixaria que uma pecadora com aquela o tocasse. E ela está abraçada aos pés de Cristo, molhando-os com suas lágrimas e enxugando-os com seus cabelos. Se Jesus não rejeitava aquela pecadora é porque não devia ser o profeta que havia imaginado – pensava Simão – ignorando que está diante do Messias, o Filho de Deus, o único ali realmente capaz e digno de julgar. Que podia ver o coração, tanto de religiosos quanto de prostitutas. Jesus trata a mulher com graça, a mesma que o levou a aceitar o convite de Simão. Uma graça que Simão recebe, mas desconhece.

A mulher chora de gratidão e oferece o melhor que tem a Jesus: unge seus pés com alabastro, um perfume muito caro. Mas o que de mais valioso oferece é seu coração grato e cheio de amor. Uma atitude muito diferente da atitude de Simão, o pecador que se julga santo. Jesus celebra a atitude da mulher, a santa que até ontem era pecadora. Simão orgulha-se dos pecados que jamais cometeu. A mulher alegra-se e agradece o perdão que recebeu. E nessa cena podemos ver uma grande diferença entre religiosidade e santidade: a primeira leva pecadores a pensar que são santos por causa do que não fazem; a segunda é um jeito novo como pecadores vivem, por causa do que Cristo fez por eles!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui