Reitora da UFSB profere palestra em evento de lideranças femininas

Reitora da UFSB profere palestra em evento de lideranças femininas. Foto Divulgação

A professora Joana Angélica Guimarães da Luz, reitora da UFSB, foi a palestrante da abertura do evento Power Trip Summit 2019, promovido pela revista Marie Claire. O evento ocorreu entre os dias 7 e 9 de abril, no Hotel Fasano, em Salvador. Os temas prioritários foram feminismo e diversidade na sociedade atual.

A reitora da UFSB foi convidada pela organização do evento por ser a primeira mulher negra eleita reitora pela comunidade acadêmica de uma universidade federal. Na fala de abertura do encontro, Joana Guimarães abordou sua trajetória pessoal e acadêmica. A partir da própria história, a reitora ressaltou a falta de representatividade feminina e negra no meio acadêmico, destacando que, dentre as 63 universidades federais, hoje, apenas 19 mulheres são reitoras, poucas negras.

Sobre o mundo empresarial, a reitora destacou que a presença de mulheres, pessoas negras, LGBT+, pessoas com deficiência em lugares de destaque abre as empresas para outros modos de viver, de ver o mundo, permitindo também mais possibilidade de inovação.

O encontro reuniu mulheres que são lideranças em seus segmentos de atuação, principalmente, empresárias. Com cerca de 40 convidadas, o evento teve a presença da pesquisadora e mestra em filosofia Djamila Ribeiro, que é colunista da Revista Marie Claire. Entre as executivas de empresas, participaram Márcia Rocha, idealizadora e coordenadora do projeto TransEmpregos, com inserção do gênero no mercado de trabalho; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, maior evento da cultura negra da América Latina; Eliane Dias, fundadora da Boogie Naipe e uma das principais vozes das causas negras no país.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Revista Marie Claire.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui