Reitora da Uesc é empossada na presidência da Abruem

Reitora da Uesc é empossada na presidência da AbruemA reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, foi empossada na presidência da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em Brasília, para um mandato de 2014 a 2016. Adélia tem como vice-presidente o reitor Aldo Nelson Bona, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná.

Adélia e Aldo foram eleitos por aclamação, em pleito realizado no dia 8 de maio, no 54º Fórum Nacional dos Reitores da Abruem, em Campos do Jordão, São Paulo. A chapa foi aclamada com o compromisso de dar continuidade ao que já vinha sendo realizado e fazer avançar ainda mais o processo de valorização da Associação e das instituições filiadas.

Entre as propostas para a gestão, destacam-se a maior inserção da Abruem na pauta dos debates sobre a educação superior no país; a conquista do financiamento do governo federal às filiadas, como contrapartida ao esforço dos estados e municípios na ampliação da oferta de ensino superior; o desenvolvimento de ações que fortaleçam a luta das instituições filiadas em defesa da autonomia universitária; a consolidação do programa de mobilidade discente em fase inicial de execução; o apoio ao estabelecimento de uma rede de cooperação mais estreita entre as instituições filiadas; e a ampliação da inserção internacional das universidades filiadas.

A reitora Adélia Pinheiro assume o cargo de presidente em substituição ao reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernando de Araújo Calado, que foi eleito vice-presidente em 2012, na chapa que tinha como presidente o reitor João Carlos Gomes, da UEPG. Em outubro de 2013, Carlos Calado ascendeu à presidência em razão da nomeação do reitor João Carlos Gomes da UEPG, para a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do estado do Paraná.

Discurso de posse

A reitora Adélia Pinheiro destacou na abertura do seu discurso que a Abruem é formada por 45 universidades estaduais e municipais, “todas comprometidas e atuando para o desenvolvimento do ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, com presença em todas as regiões brasileiras, formando um conjunto. Entretanto, imprescindível destacar que as partes do conjunto se constituem por cada instituição que do alto de suas identidades e diversidade representam a grande riqueza e potencialidade infinita.”

 

 

 

Fonte: Secom BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui