As professoras Márcia Nunes Bandeira Roner e Márcia Maria dos Santos de Moraes são as primeiras decanas eleitas para o Centro de Formação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – Campus Paulo Freire.
Elas foram escolhidas pela comunidade universitária por meio de consulta pública e tomaram posse ontem (14), no auditório do campus, em solenidade conduzida pelo professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, reitor da Universidade.
A partir de agora, elas serão responsáveis pela gestão das ações de implantação e fortalecimento dos cursos da área de saúde, ofertados pela UFSB, tanto de graduação quanto de pós-graduação.
Após a leitura e assinatura dos termos de posse, a decana Márcia Roner e a vice-decana Márcia de Moraes enfatizaram a importância de ter o apoio da comunidade acadêmica e da população para implantar as ações, propostas pela chapa, na consolidação do Campus Paulo Freire como centro de saúde de excelência.
O prefeito Temóteo Brito esteve presente na cerimônia e ressaltou o importante papel que a universidade tem no crescimento planejado do município e na diminuição do índice de violência entre os jovens.
A UFSB forma suas primeiras turmas de Primeiro Ciclo no final de 2017 e, segundo o professor Naomar Filho, o desafio das decanas eleitas é gerir uma pauta prioritária, até o final do ano, para dar início ao ciclo de formação profissionalizante (2° ciclo) de forma consistente, com destaque para o curso de medicina que já conta com 80 vagas aprovadas pelo MEC.