Reinaugurado o Hospital Municipal de Caravelas

Hospital transformado. Fotos: Ascom

Não tem como passar despercebida a transformação do Hospital Municipal de Caravelas. Com a estrutura construída há mais de 60 anos, a principal unidade de saúde do município foi entregue nesta quarta-feira, dia 12, com profundas mudança estruturais.

Dos ambientes climatizados à mudança de localização de salas, o hospital passou por completa reforma interna, afim de garantir melhores condições de atendimentos aos pacientes e para as equipes de saúde.
Estrutura que enche o povo de orgulho
O novo hospital encheu de orgulho a caravelense, Zenilda Lemos Figueiredo (59 anos), que já morou no Rio de Janeiro e, há três anos retornou à sua terra natal. “Nas grandes cidades, só chegar até os locais já é difícil, ter acesso aos serviços, então? Fiquei muito surpresa de encontrar aqui [em Caravelas] uma unidade de saúde com a qualidade de fazer inveja em muitos cantos por ai”, argumentou.
A dona de casa, Irany Santos Braz (65 anos), que está com o marido acamado, falou de sua experiência com os atendimentos no município de Caravelas. “Não temos do que reclamar. Sempre que viemos aqui, encontramos médico e uma equipe disposta à nos receber com carinho e dedicação”, disse.
Espaço ampliado e modernizado
Ao entrar no novo hospital e conhecer as novas instalações, o pescador, Manoel da Conceição (64 anos), nascido e criado em Caravelas, não conseguiu esconder a admiração. “É uma mudança boa ver um hospitar, que quase foi fechado, nestas condições, muito bem cuidado. Nós estávamos precisando de um hospital assim”, afirmou.
Muito emocionado, o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, explicou que “a procura por um hospital acontece quando as pessoas buscam os cuidados para saúde. Nossa gestão, além de oferecer o atendimento necessário, trabalha para oferecer o acolhimento e o conforto à essas pessoas, de maneira que se sintam bem acolhidos, numa unidade moderna e preparada para dar todo o suporte necessário”, destacou.
O QUE MUDOU? Instalados novos equipamentos (respirador, carro de anestesia, bisturi elétrico, aspirador, monitor cardíaco, foco e mesa cirúrgica), diversas salas adaptadas (lavatório, vestiário para os médicos, esterilização, atendimento aos recém-nascidos, pré-parto, centro cirúrgico e lavanderia), climatização das salas, novos instrumentos cirúrgicos construção de nova área de lazer com projeto paisagístico.
O Hospital Municipal de Caravelas quase parece outro, com maior organização dos setores (novos mobiliários e armários), nova sala de raio-x (com isolamento de chumbo em toda a parede e porta, além do deslocamento para o lado do pronto socorro), nova sala vermelha (com suporte de oxigenação, medidor de pressão arterial e batimentos cardíacos), nova sala de pré-parto (com escada e bola para a preparação do parto humanizado, mesa de parto e foco cirúrgico novos), puerpério (com novos colchões e plotagem em mobiliários e paredes para maior humanização), nova pediatria (com plotagem e brinquedoteca), três berços aquecidos e duas incubadoras (inclusive, uma móvel).
Veja fotos:

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui