Regional: UFSB vai sediar o próximo Encontro Brasileiro de Ictiologia

A Universidade Federal do Sul da Bahia foi escolhida para sediar o próximo Encontro Brasileiro de Ictiologia (EBI). O encontro é o evento central da Sociedade Brasileira de Ictiologia e reúne pesquisadores e estudantes de todo o mundo. A ictiologia é o ramo da zoologia dedicado ao estudo dos peixes. A SBI foi fundada em 1982, e é uma das mais importantes sociedades científicas brasileiras que estão engajadas em temas relevantes para o Brasil, a exemplo da conservação da biodiversidade de peixes e uso adequado dos recursos pesqueiros.

A escolha, aprovada por unanimidade na assembleia da SBI, foi definida durante a última edição do EBI, ocorrida no início de Fevereiro em Recife-PE. O encontro na capital pernambucana contou com mais de 1300 participantes. O próximo encontro, que ocorrerá na UFSB, está previsto para 2017 e deverá acontecer na cidade de Porto Seguro, já que o campus da UFSB na cidade já dispõe de um centro de convenções capaz de abrigar grandes eventos.

Sendo uma universidade nova, a comunidade acadêmica da UFSB comemorou a escolha, por se tratar de um expressivo evento nacional com importante repercussão internacional, o que contribui para o diálogo da instituição com a comunidade científica. Além disso, pela localização litorânea do sul da Bahia, essa área de estudos é de extrema importância para o desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental da região.

 O Encontro Brasileiro de Ictiologia, já em sua XXI edição, nunca foi sediado na Bahia. Por isso, espera-se que a sua realização na UFSB seja um marco para as pesquisas em ictiologia no estado, e deve colocar a universidade como protagonista na discussão de temas importantes para a biodiversidade, uso sustentável de recursos naturais e mudanças ambientais induzidas pelo ser humano.

 Fonte: ASCOM-UFSB


 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui