Durante as comemorações dos 55 anos de emancipação política administrativa de Buerarema, nesta terça-feira (17), a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc visitou o município através do Projeto “Município Vivo”, que tem o objetivo dar visibilidade as ações do Poder Público Municipal e, ao mesmo tempo, compartilhar experiências e auxiliar no desenvolvimento de projetos na localidade.
A iniciativa da entidade municipalista tem levado aos municípios do Território Litoral Sul informações sobre as melhores práticas de outras gestões que poderão ser aplicadas, de acordo com a realidade da população. Segundo o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga, nas últimas visitas do projeto, realizadas nos municípios de Itaju do Colônia, Firmino Alves, Iguaí e Barro Preto, verificou-se que os gestores estão desenvolvendo ações positivas, apesar da crise financeira nos municípios brasileiros.
Em Buerarema, além da queda na arrecadação municipal devido às desonerações tributárias, somam-se as questões indígenas e o êxodo de famílias bueraremenses para a cidade de Brusque, em Santa Catarina. Apesar dessas dificuldades, o prefeito José Agnaldo (Guima) Barreto dos Anjos revelou que o município tem buscado, junto aos Governos Estadual e Federal, a vinda de empresas com a finalidade de promover o retorno da geração de emprego e renda.
“Nós já temos uma empresa de Reciclagem que está gerando emprego para algumas pessoas da comunidade. O Adubo Orgânico, que hoje é produzido em nosso município e a ração para gado de engorda e gado de leite, que está sendo exportado para o Espírito Santo. Além disso, solicitamos para o município uma Feira Livre coberta, com 400 barracas cobertas, padronizadas, que é muito importante para a valorização do município”, relatou o prefeito.
Com uma população estimada em 19.297 mil habitantes e um recurso federal limitado, o município tem buscado alternativas de incremento da receita, e com recursos próprios tem realizado obras de valorização social. “Estamos consertando as estradas vicinais para o acesso de ônibus escolares, reformamos o estádio da cidade e vários colégios. Estamos construindo uma Creche, um Posto Médico no quilômetro 2 e 3 da Zona Rural, que também vem sendo contemplada com a instalação de energia elétrica”, destacou.
Ainda de acordo com o gestor, a participação popular no planejamento das ações municipais, por meio de audiências públicas tem contribuído muito para atender as reais demandas sinalizadas pela população. “O Orçamento Participativo é um exemplo disso, que foi feito no ano passado, e surtiu efeito. Por isso, sempre ouvirmos a sociedade para verificar as necessidades, quais as obras mais importantes que eles estão precisando”, explicou Guima.
Investimentos
De acordo com o vereador de Buerarema, Hélio Almeida, o grande marco da administração do atual prefeito tem sido a grande articulação política da equipe de governo para a realização das obras e aquisição de equipamentos importantes para o município. “Além disso, estamos atuando junto ao Poder Executivo, com o intuito de contribuir para a vinda de empreendimentos para o nosso município, pois entendemos que a geração de emprego e renda é uma necessidade urgente da população de Buerarema”, avaliou o representante do Legislativo.