Rede Cidadã dá início a novo ciclo de palestras em Teixeira de Freitas

Rede Cidadã dá início a novo ciclo de palestras em Teixeira de Freitas
Rede Cidadã dá início a novo ciclo de palestras em Teixeira de Freitas. Fotos: Ascom

O segundo ciclo de palestras do projeto Rede Cidadã, foi realizado na manhã desta quarta-feira (7), no auditório do CETEPES (Centro Territorial Estadual de Educação Profissional do Extremo Sul), no Bairro Jardim Caraípe, na cidade de Teixeira de Freitas. Esse projeto, idealizado pela 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em parceria com o Núcleo Territorial de Educação (NTE-07), tem como objetivo promover reflexões e discussões relevantes para a comunidade estudantil.Rede Cidadã dá início a novo ciclo de palestras em Teixeira de Freitas

Após o sucesso do primeiro ciclo de palestras, que abordou a prevenção ao tráfico de drogas, o novo ciclo tem como foco o empoderamento feminino. Nesta edição, serão destacadas figuras históricas como Maria Quitéria, Maria Filipa e Joana Angélica, mulheres notáveis que desempenharam papéis importantes na Independência do Brasil na Bahia.

Rede Cidadã dá início a novo ciclo de palestras em Teixeira de Freitas

Na palestra desta quarta, o policial militar e professor Paulo Roberto, licenciado em história e pedagogia, além de pós-graduado na área, ressaltou a importância dessas mulheres inspiradoras. Maria Quitéria, Maria Filipa e Joana Angélica desafiaram as normas sociais e enfrentaram adversidades para defender seus ideais, demonstrando coragem, liderança e determinação. Suas ações em momentos decisivos da Independência do Brasil servem como exemplos marcantes de empoderamento feminino, encorajando outras mulheres a lutarem por seus direitos, desafiarem estereótipos e ocuparem posições de destaque na sociedade.

“O legado dessas mulheres continua a inspirar as gerações futuras”, disse o cabo Paulo Roberto.

Outra palestrante, a professora Vera, compartilhou sua história pessoal, que se tornou um exemplo de superação. Com experiência de vida em outros países, ela enfatizou que a educação é o alicerce para o crescimento humano. Uma frase que a definiria bem suas orientações seria “Se não sabe o que quer ser, comece escolhendo o que você não quer ser”. A professora defendeu que as mulheres devem adotar essa filosofia ao fazerem suas escolhas, buscando construir um futuro alinhado com seus desejos e objetivos.

O major Neto, comandante da 87ª CIPM, disse que a promoção da igualdade de gênero e o incentivo ao empoderamento feminino são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

“Por meio desse projeto, nesse segundo ciclo, buscamos conscientizar e inspirar as mulheres a assumirem seus espaços, rompendo barreiras e conquistando seus objetivos. A participação de figuras históricas como Maria Quitéria, Maria Filipa e Joana Angélica exemplifica a força e a determinação que as mulheres possuem, reforçando a importância de reconhecermos suas contribuições em todas as áreas”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui