Valor total da suposta dívida é estimado em R$ 7,2 bilhões
A Receita Federal anunciou, nesta quinta-feira (5), o lançamento da malha fina da pessoa jurídica, nos mesmos moldes do que já existe para as pessoas físicas. Por meio do sistema, pequenas e médias empresas com inconsistências na declaração do Imposto de Renda serão notificadas e terão a chance de regularizar espontaneamente sua situação.
Neste ano, a Receita está notificando 26 mil empresas com indícios de irregularidades em suas declarações feitas com base nos rendimentos de 2012. O valor total da suposta dívida é estimado em R$ 7,2 bilhões.
Por meio de cruzamento de dados, a Receita identificou esse universo com irregularidades potenciais, como aplicação incorreta do lucro presumido, mas ainda não há prova de infração, explicou o subsecretário de Fiscalização, Iágaro Jung Martins.
“Ao receber a notificação, o empresário pode verificar que inconsistências foram detectadas no site da Receita. Essas empresas têm 90 dias para regularizar de forma espontânea seus dados ou confirmar o que foi informado à Receita. A partir de então, o contribuinte que não prestar contas está sujeito a ser autuado pelo Fisco a qualquer momento”, disse Martins.
Fonte: Correio