Em 31 de outubro de 1517, o alemão Martinho Lutero, ex-monge católico, apresentou 95 teses ou propostas de mudanças na Igreja. O reformismo de Lutero acabou criando o Protestantismo, com seguidores espalhados pelo mundo. Em um café da manhã no auditório da Rádio Eldorado, Gilmar Guimarães ao lado do irmão Sérgio Guimarães e a esposa, Crisângela Guimarães, foram os anfitriões de um evento feito para celebrar os 500 anos da Reforma Protestante, a se completar amanhã, 31 de outubro de 2017.
Diversos pastores de várias denominações compareceram e puderam relembrar a história da reforma e compartilhar saberes com a palestra ministrada pelo pastor da Igreja Adventista, Vinícius Lima, para quem, recordar a Reforma é “muito útil, porque ela trouxe um legado para o Cristianismo e para vida prática das pessoas, isso foi o que nós discutimos. Pensar sempre que nós devemos carregar esse Evangelho puro que a Reforma nos deixou. Pensar sobre a Reforma, para mim, é pensar em como a gente pode viver nosso Cristianismo ainda hoje de forma autêntica, fé nas Escrituras; e falar sobre isso é sempre um prazer e uma utilidade pra vida da igreja”, disse.
O empresário Sérgio Guimarães, um dos responsáveis pela Rádio, em entrevista para OSollo, afirmou que a Eldorado FM 98.9 tem um princípio voltado para o Cristianismo, “levar a Palavra de Deus, levar as boas novas às pessoas e nós não poderíamos passar em branco os 500 anos da Reforma Protestante”, pontua. Sérgio externou sua alegria e agradeceu aos pastores que estiveram presentes e, também, aos vereadores Adriano Souza e Ronaldo, ao diretor do jornal OSollo, o pastor e empresário Jadilson Moraes, e, em especial, ao pastor Vinícius Lima e ao presidente da Associação dos pastores de Teixeira de Freitas (Apetef), Joel Dutra.
Sérgio disse que outro evento, para a comunidade cristã, está sendo organizado pela Rádio Eldorado, que será no Dia da Bíblia, em 10 de dezembro: “O Dia da Bíblia, 10 de dezembro, temos que estar juntos marchando em prol da Bíblia, levando a palavra do Senhor, e fazer uma grande passeata, carreata, fazer barulho nessa cidade, despertando o povo pra ler a Palavra de Deus”, adiantou.
Ele ainda faz uma pertinente reflexão, de que devemos, hoje, “viver numa nova reforma, no que tange a ética e a moral entre cristãos, de viver a fé verdadeiramente e de amar a Deus acima de todas as coisas e também amar ao próximo como Jesus Cristo nos ensinou, colocar isso em prática, não apenas no discurso, mas, no dia a dia. Sermos pessoas melhores, cidadãos melhores, tratarmos nossas famílias de uma forma melhor, mais amorosa, compreensiva, porque Jesus espera isso de nós, essa é a verdadeira reforma, que precisamos viver hoje”.
A Rádio Eldorado FM 98.9 tem como objetivo precípuo levar a Palavra de Deus a todos os lares e tem atingido essa meta com um conteúdo diversificado, que agrada desde os pentecostais até os mais tradicionais. Vale citar que não apenas evangélicos ouvem a Eldorado, segundo seu diretor, Emerson Storche. Isso se deve não apenas ao fato de a rádio contar com equipamentos de primeira geração e profissionais de qualidade, mas, também, a diversidade de conteúdos e de estilos musicais levados aos ouvintes das 5h da manhã a meia-noite todos os dias. “No estilo gospel, também trabalhamos com diversas classes culturais de ouvintes. Desde os pentecostais até os mais tradicionais”, explicou Emerson.
De acordo com ele, a Eldorado FM “foi criada pra levar a mensagem de Deus num mundo tão atribulado, ela vem pra dar conforto, levar uma música de boa qualidade. Teixeira de Freitas, segundo censo de 2010, o último que temos, possui 40 por cento de evangélicos, então, há um mercado amplamente favorável para uma rádio gospel, realmente a única rádio comercial no Extremo Sul e temos um alcance em todo Sul da Bahia”
A grade de programação musical é versátil, tem, ainda, entrevistas sobre temas da atualidade, entretenimento, esportes e o jornalismo atuante direto, não opinativo é considerado um dos seus diferenciais. “Trazemos a notícia como ela é, nós ofertamos a notícia ao nosso público ouvinte e ele interpreta com a opinião dele, um diferencial da nossa rádio”, esclarece.
Ciente da importância da radiodifusão na história da comunicação mundial, Emerson afirma que precisa ser resgatada a cultura do rádio, porque ele tem uma facilidade de tocar variedade, não tem único estilo e traz a informação na hora que ela acontece. “O rádio tem entretenimento, tem alguém do outro lado se comunicando com você, ele não é totalmente mecânico como uma rede social, o rádio sempre tem algo novo a apresentar. Cabe ao radialista se reinventar e usar as mídias sociais para propagação do seu sinal”, conclui.
Muito bom a iniciativa da rádio Eldorado.
Parabéns!!