Radar capaz de multar veículos barulhentos estreia no Brasil

Radar capaz de multar veículos barulhentos estreia no Brasil
Sistema está sendo testado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã. Imagem: SMCS/Reprodução

Uma tecnologia usada primeiro na França acaba de desembarcar no Brasil para combater o ruído excessivo dos veículos. O sistema desenvolvido pela empresa de fiscalização e gestão de trânsito Perkons em parceria com o Setran (Superintendência de Trânsito) está sendo testado nas ruas de Curitiba (PR).

Funciona assim: junto com o equipamento convencional que mede a velocidade, o detector de ruídos da Perkons capta imagens e amostras de som emitidas pelo sistema de escapamento dos automóveis.

A iniciativa de testar a ferramenta partiu da própria população da capital paranaense em virtude do excesso de barulho nas vias, ressalta a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

O plano é usar os dados do radar para identificar os tipos de veículos mais barulhentos e os horários que mais rodam na cidade para reforçar a fiscalização, acrescentou a superintendente.

Vale ressaltar que por ser algo novo no país, o sistema ainda não pode ser utilizado como base para multar os motoristas. Primeiro, será preciso conseguir a autorização de entidades como o Instituto Nacional de Metrologia e o Inmetro (Qualidade e Tecnologia).

Som alto gera multa

Vale lembrar que desde 2016, uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prevê a autuação de quem estiver com som alto pelo lado externo do veículo. A infração é considerada grave e resulta em cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

“Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação”, diz o texto da Resolução n.º 624.

Fonte: Olhar Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui