Questões étnico-raciais são debatidas em formação de professores

Questões étnico-raciais são debatidas em formação de professores
Foto: Ascom

Com o objetivo de debater os desafios advindos da implementação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade dos estudos da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, e buscar estratégias para abordagem crítica na sala de aula sobre os assuntos indígenas, foi realizada, no dia 10, no CEMPEC, a segunda formação continuada de professores/as do componente Diversidade Afrodescendente e Indígena (DADI), em Porto Seguro.

O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico de Porto Seguro (SEDUC), foi conduzido pelo professor Ângelo Pataxó, responsável pela Coordenação da Educação Escolar Indígena. Entre os assuntos discutidos, o professor apresentou conceitos e orientações pedagógicas para a abordagem das questões indígenas em sala de aula.

Ele também enfatizou que diversos assuntos podem ser contemplados no âmbito do componente DADI, a exemplo de grafismo, agricultura, culinária, esporte, medicina natural, cosmologia, artesanato, língua, pesca, dança, canto, entre outros.

O próximo encontro deverá ocorrer no dia 08/05, com o tema “Um olhar sobre a África na escola”.

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