Que grande bênção!

“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” (Efésios 1.13-14)

Qual a grande benção da experiência cristã? O que de mais sublime acontece em nossa vida quando cremos em Cristo e nos comprometemos em viver pela fé nEle? Algo que foge a qualquer lógica religiosa, não importando de que religião estivermos falando. A fórmula padrão da experiência religiosa coloca Deus (seja qual deus for) em posição tal que o ser humano, seguindo os caminhos propostos pela religião, o busca oferecendo o que de melhor pode para ser aceito. Sendo aceito, nutre a esperança de receber da parte de Deus (seja qual for) a atenção que espera, os benefícios que deseja. Sejam os benefícios que melhoram sua vida aqui, seja a esperança de uma vida melhor após a morte.

Na fé cristã, na espiritualidade e na religiosidade inspirada por Cristo e por Ele ensinada, as coisas funcionam de outra forma. É Deus quem busca o ser humano. Ele ama e deseja abençoar o ser humano. Não para fazer o que este ser humano deseja que Ele faça, mas para possibilitar que este ser humano se torne quem existe para ser. Para inspirar esse ser humano a viver segundo a vontade divina, pois simplesmente realizar a vontade humana seria entregar o ser humano a si mesmo. E como Deus age, para levar o ser humano por esse caminho de vida? Paulo diz que Ele vem fazer parte da vida pessoal desse ser humano – “vocês foram selados com o Espírito Santo”. João diz que, a pessoa que crê, recebe o direito de se tornar filha de Deus (Jo 1.12). O significado do que Paulo e João dizem é: a vida de quem crê passa a ser vivida na companhia de Deus, recebendo Seu amor, cuidado e direção.

Não existe benção maior que esta – a benção de poder desfrutar a presença de Deus. E na relação com Deus, as vontades de Deus não expressam algo a ser realizado para o bem de Deus, para a satisfação de Deus. Deus já tem todo o bem e toda a satisfação de que precisa. Nada lhe falta! Tudo isso é para o bem e a satisfação do ser humano. Viver segundo a vontade de Deus visa o nosso bem. Por desconhecermos Deus nos confundimos quanto à Sua vontade e ela mais nos parece uma ameaça do que uma benção. Mais uma restrição do que uma ampliação da vida. Mas estamos enganados. Deus vem a nós, nos ama e nos chama a experimentar e comprovar quão boa, perfeita e agradável é sua vontade! (Rm 12.2). É assim a vida cristã. Que grande benção!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui