Quase metade dos alunos brasileiros não termina ensino fundamental na idade certa, aponta pesquisa

Quase metade dos alunos brasileiros não termina ensino fundamental na idade certa, aponta pesquisa
Quase metade dos alunos brasileiros não termina ensino fundamental na idade certa, aponta pesquisa. Bruno Concha/Secom

Uma pesquisa inédita da Fundação Itaú identificou que 48% dos alunos não conseguiram terminar o ensino fundamental na idade certa, ou seja, até os 15 anos. A conclusão é que apenas pouco mais da metade dos estudantes brasileiros conseguem concluir a trajetória regular nessa etapa.

Intercorrências como reprovação, evasão ou abandono escolar estão entre os principais motivos para essa realidade, conforme reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

O levantamento, feito com base em dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), ligado ao MEC (Ministério da Educação), analisou o percurso escolar da população nascida entre os anos 2000 e 2005 (que hoje estão na faixa etária entre 19 e 24 anos) até o intervalo de 2007 a 2019. O resultado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (18).

Com a análise, o estudo criou o “indicador de regularidade de trajetórias educacionais” e os dados revelam um percurso irregular de conclusão da educação básica de maneira generalizada em todo o país, mas que se manifesta de forma ainda mais expressiva entre os alunos mais pobres, com deficiência, indígenas, negros e do sexo masculino.

O indicador considerou como trajetória regular concluir o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) em nove anos e de todo o percurso da educação em 12 anos, o que contempla os três anos do ensino médio. Esse período de conclusão deveria ser garantido a todos os estudantes do país.

Os dados mostram que 48% dos alunos não conseguiram concluir o ensino fundamental dentro do período esperado e 59% não terminaram o ensino médio na idade certa.

Os especialistas responsáveis pela elaboração do indicador destacam que os dados são importantes por ressaltar que os problemas educacionais no país começam ainda nos primeiros anos escolares, sobretudo nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Não há hoje o debate de nenhuma política pública nacional para enfrentar os problemas dessa etapa.

Entre as principais políticas educacionais a serem debatidas no país neste ano, está, por exemplo, o currículo do novo ensino médio. Bandeira do governo Lula, o programa Pé de Meia também só prevê bolsas e uma poupança para os alunos dessa última etapa da educação básica.

Fonte: Bahia.ba

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