“Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.” (Marcos 8.35)
A fé cristã reconhece no ser humano um valor superior a tudo que existe. Jesus ensinou que uma pessoa vale mais do que o mundo todo. Ao afirmar o supremo valor da vida humana, Jesus nos incentiva a cuidar melhor dos outros e de nós mesmos. E nos faz alerta sobre o erro de subestimar nosso valor e descuidar do que é fundamental para nossa saúde existencial. Na prática, nos confundimos e buscamos coisas que acreditamos serem essenciais para nossa vida, quando não são. E desprezamos ou rejeitamos outras como se não precisássemos delas, quando são essenciais.
Jesus nos chama a duvidar de nós mesmos e, pela fé, segui-lo, fazendo o que nós naturalmente não desejamos, como forma de alcançar o que tanto queremos. Convida-nos a segui-lo pela fé, mesmo sem conseguir entender Sua lógica. Nas palavras do Mestre, se conduzirmos nossa vida por nós mesmos, tentando salvá-la ou torna-la bela, plena, feliz, segundo nossos próprios critérios, colocaremos tudo a perder. Porém, se frustrarmos a nós mesmos, não fazendo o que desejamos em alguns momentos, para nos submetermos a Ele, seguindo Suas orientações para a vida, nossa vida será cheia de beleza, plena e feliz.
A vida cristã tem essa dimensão desafiadora: andar pela fé. Jesus nos manda amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Tratar o outro como gostaríamos de ser tratados. Perdoar e servir aos que nos ferem. Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus como forma de colocar nossa vida na ordem certa. Sermos ricos em boas obras e generosos com nossos bens. Naturalmente, iremos em outra direção, sendo egoístas, materialistas e orgulhosos. Esse não é um padrão simples e falhamos muitas vezes. Mas devemos viver pela fé e voltar a fazer o que Ele nos diz. À distância, parece que perdemos, mas seguindo o Mestre, percebemos que ganhamos. Ser cristão é “perder para ganhar”, vivendo pela fé em Cristo.