Publique sua amabilidade

“Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.” (Filipenses 4.5)

Revelar-se parece ter se tornado o vício moderno, nestes tempos de tecnologias que colocam tudo diante de todos. Em verdade, não se trata de revelar-se, mas de construir ou, numa linguagem mais atual, vender uma imagem. Aí estão as ferramentas que alimentam as redes sociais para comprovar. Conectada a centenas ou milhares de pessoas, uma pessoa constrói sua “linha do tempo” e expõe seus momentos, seus relacionamentos, suas viagens, suas conquistas, o que julga ter de melhor. Há alguns que usam menos critérios e expõem qualquer coisa aos olhos de estranhos mas que os veem tão de perto.

Paulo recomenda algo diferente. Recomenda publiquemos nossa amabilidade. Que todos conheçam a amabilidade de vocês ao invés de apenas verem as fotos de sua última viagem! A amabilidade é uma virtude comunitária, muito própria para a rede social, mas especialmente necessária aos relacionamentos pessoais. Ela se manifesta por uma infinidade de recursos. Não os tecnológicos, mas os significativos recursos humanos: a capacidade de ouvir, de falar, de cuidar, de valorizar e de motivar. A capacidade de reconhecer erros, de perdoar e pedir perdão, de ser humilde e de servir. Enfim, a amabilidade é uma virtude que faz florir o ambiente.

Conversando recentemente com uma amigo nordestino, ele me falava do milagre do sertão, algo divino: o sertão é normalmente um lugar seco e completamente apagado pela falta d’água; mas basta uma chuva; não precisa ser muita e nem por muito tempo. Pronto: no dia seguinte está tudo verde. Talvez isso esclareça porque o sertanejo insiste em ficar por lá apesar da dureza do local. Afinal, vida está lá, latente, esperando para se manifestar. A amabilidade é para a vida o que a chuva é para o sertão. Há muita vida ao redor, latente, esperando ser regada por nossa amabilidade. Então torne pública a sua. Se lhe falta, encontre-a em Deus, o Deus cheio de amor, de quem recebemos toda boa dádiva e todo dom perfeito. E aproveite, pois, como disse Paulo, “perto está o Senhor”!

 

“A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o seu espírito” (Filipenses 4.23)

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui