PT lança oficialmente Jerônimo Rodrigues como candidato ao governo do Estado

PT lança oficialmente Jerônimo Rodrigues como candidato ao governo do Estado
Jerônimo Rodrigue é oficializado como candidato do PT ao governo da BA — Foto: Divulgação

O PT da Bahia aprovou em convenção estadual, no sábado (30), a escolha de Jerônimo Rodrigues como candidato ao governo do Estado. No evento, foi também confirmado o nome do presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB) como candidato a vice e a candidatura à reeleição do senador Otto Alencar (PSD).

A oficialização do nome de Jerônimo Rodrigues foi realizada no Parque de Exposições de Salvador. Essa é terceira oficialização de candidatura ao governo da Bahia dentro do período para realização das convenções partidárias, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Formado em engenharia agronômica, Jerônimo é gestor público e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ele tem 57 anos e nasceu em Aiquara, na região da Chapada Diamantina. O ex-secretário de educação do estado vai disputar uma eleição pela primeira vez.

Jerônimo chegou ao Parque de Exposições, que fica na Avenida Paralela, ao lado de Otto Alencar e partidários de metrô, repetindo o que o fez Rui Costa em 2018, quando era candidato à reeleição.

Candidato do PT, Jerônimo vai contar com uma coligação que tem, ao menos, oito partidos: PT, PSD, MBD, PSB, PC do B, PV, Avante e Patriota.

Jerônimo atuou nas áreas de Ciência e Tecnologia e Planejamento, além do governo federal, antes de entrar no secretariado de Rui Costa, a quem agradeceu pela oportunidade de comandar duas pastas.

“Uma foi a instalação de uma secretaria nova (Desenvolvimento Rural), para cuidar de 700 mil proporiedades de agricultura familiar, que produzem alimentos diariamente, que abastecem a mesa da gente. E mais recentemente eu tive a missão mais do que profissional, uma missão sagrada, de cuidar da educação da Bahia”, completou o candidato a governador.

O candidato a vice é Geraldo Júnior. Vereador de quarto mandato, Geraldo Júnior é advogado e presidente da Câmara de Salvador. Integrava a base de apoio do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do ex-prefeito e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, até o final de março, quando seu partido, o MDB rompeu com os integrantes do União Brasil e reeditou a dobradinha com o PT no estado. Em 2006, o MDB também indicou o vice, Edmundo Pereira, na chapa vitoriosa naquele ano, então liderada por Jaques Wagner.

A convenção petista também oficializou no evento deste sábado a candidatura à reeleição do senador Otto Alencar. Eleito em 2014, ele tenta um novo mandato. Médico ortopedista, Otto tem 74 anos. Foi deputado estadual, vice-governador e governador da Bahia. No Senado, foi titular da Comissão de Assuntos Econômicos, de Meio Ambiente, de Segurança Pública e integrou a CPI da Covid-19.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui