Prudência e entendimento

“Que o Senhor lhe dê prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel.” (1 Crônicas 22.12)

O grande rei de Israel estava encaminhando seu filho, Salomão, para o trono e queria que ele se saísse bem. Por isso faz essa oração a Deus e que é também um conselho a Salomão. É uma oração e um conselho porque a benção de Deus e a atitude humana precisam cooperar uma com a outra. Ele pede que Deus conceda a seu filho prudência e entendimento para que seja obediente à lei do Senhor. Mas sabe que prudência e entendimento são também escolhas que seu filho precisará fazer. É pela submissão a Deus que a prudência e o conhecimento que Ele nos concede fazem sentido em nossa vida.

Ser prudente é ser consequente, é considerar o fim de nossas ações antes de realiza-las. A prudência pode nos livrar de muita dor e prejuízos. Mas ela exige que governemos nossas emoções, nossos ímpetos. Exige que nos submetamos a princípios, algumas vezes sendo necessário dizer não ao que desejamos. Algo que cada vez menos somos incentivados a fazer no mundo de hoje, tão imediatista e movido por paixões. Ter entendimento é ser sábio, é ver a vida de maneira mais ampla. Exige considerar o terreno e o celestial, a vontade humana e a vontade divina. O temos do Senhor é o princípio do entendimento.

O salmo 19 nos diz que a lei do Senhor é prefeita e alegra o coração. O mandamento do Senhor é puro, e ilumina a visão. A prudência e o entendimento de que Salomão precisou e nós precisamos estão relacionados aos princípios de vida revelados por Deus. Neles a raiz é o amor. Amor a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos. E então espalham-se em todas as direções, alcançando o modo como nos relacionamos, nossos bens, nossa sexualidade, nossa profissão e tudo mais. Na medida em que confiamos e nos submetemos, prudência e entendimento fazem parte de nossa vida. E, ao mesmo tempo, somente os prudentes e sábios dispõem-se a submeter-se a eles. Deus pode nos dar prudência e entendimento. Estamos dispostos a usar?

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui