TÍTULO E PRÓLOGO 1:1-7
“Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;
Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;
O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. Provérbios 1:1-7
QUATORZE PALAVRAS DE EXORTAÇÃO (1:8 – 9:18)
A riqueza conseguida pela violência, e a admoestação feita pela sabedoria 1:8-19,20-33
Entesourar a sabedoria de Deus a fim de distinguir entre o bem e o mal 2:1-22
Deus honra os que honram 3:1-10
A disciplina é mais preciosa do que as riquezas 3:11-20
O caminho seguro e o amor a nosso próximo 3:21-35
A sabedoria como tesouro de família 4:1-9
A sabedoria e os dois caminhos 4:10-19
Necessidade de um propósito reto e de uma conduta digna 4:20-27
Fuja da concupiscência 5:1-6
Concupiscência versus amor 5:7-23
Fuja das fianças, da preguiça e dos enganos 6:1-19
A crassa loucura do adultério 6:20-35
Uma parábola sobre a castidade 7:1-27
Descrição da sabedoria 8:1- 9:18
PROVÉRBIOS DE SALOMÃO E PALAVRAS DOS SÁBIOS (10-21- 29:27)
A sabedoria de Salomão 10:1- 22:16
Palavras dos sábios- primeira parte 22:17- 24:22
Palavras dos sábios – segunda parte 24:23-34
Palavras de Salomão copiadas por homens de Ezequias 25:1- 29:27
PALAVRAS DE AGUR (30:1- 33)
O poderio de Deus, a verdade – e contra a difamação 30:1-10
Aproveitadores e devoradores – e contra a desobediência aos país 30:11-17
Quatro maravilhas – e contra a adúltera 30:18-20
Quatro coisas intoleráveis, quatro coisas sábias e quatro de bom andar – e contra as contendas 30:21-33
PALAVRAS DE LEMUEL (31:1-9)
A MULHER VIRTUOSA 31:10-31
SÍNTESE
Entre os Provérbios, a sabedoria começa em Deus; sua centralidade, sua situação básica é dada por sentada em todo o livro. Os sábios se colocam em um mesmo nível. Trata-se dos que confiam em Deus, que o conhecem, que refletem esta confiança e este conhecimento mediante sua conduta reta e amorosa para com seus semelhantes, de acordo com princípios divinamente aprovados. O bom e o mau estão vinculados com a recompensa e com o castigo, uma vez que Deus incorpora em si mesmo o amor e a justiça , de modo que deve promover o bem e evitar o mal.
Os padrões positivos e negativos do livro dos Provérbios proporcionam-nos uma prova valiosa de conduta pessoal. O Senhor Jesus Cristo aconselha seus discípulos a serem “prudentes como as serpentes…” (Mateus 10:16). A sabedoria dos Provérbios é o adorno do Antigo Testamento, pelo assim dizer, no que respeita às muitas exortações práticas das epístolas do Novo Testamento, verdade aplicável tanto ao grande discurso de quatorze pontos como à ampla, expressiva e concisa série de instruções e observações de que se compõe a maior parte deste livro, referindo-se aos muitos aspectos de nossa conduta diária.
AUTOR
Provérbios 1:1 e 2 citam Salomão como seu principal autor, 10:1 – 22:16 são diretamente seus. Incorporou o primeiro grupo de “palavras” em 22:17 – 24:22 (“minha ciência”, 22:17); e a passagem de 24:23-24 foi, talvez, acrescentada por ele, ou pelos homens de Ezequias, juntamente com a segunda série de Salomão, capítulos 25 a 29. Os discursos, capítulos 1 a 9, não têm data, porém existia um bom precedente oriental antiqüíssimo que justificaria o fato de Salomão os antepor como uma introdução aos provérbios principais. Os poemas de Agur, de Lemuel, e da esposa virtuosa não têm data conhecida, mas poderiam ter sido acrescentados anteriormente, no tempo de Ezequias, embora talvez mais tarde. Assim, a data mais antiga para o livro dos Provérbios seria o reinado de Ezequias, imediatamente depois do ano 700 a.C., ou, quem sabe, algum tempo depois.
A literatura proverbial escrita já era antiga no Oriente Próximo: e estudos recentes (nem todos publicados) de contactos lingüísticos e fundos literários da região norte de Canaã, do Egito, da Mesopotâmia e de países heteus, ou hititas, indicariam que o livro de Provérbios foi escrito na primeira metade do primeiro milênio antes de Cristo.
Kenneth A. Kitchen,
Bacharel em Artes