Proteção e cuidado das gestantes e bebês no Agosto Dourado

Proteção e cuidado das gestantes e bebês no Agosto Dourado. Fotos Ascom

Agosto Dourado é o mês direcionado ao aleitamento materno, campanha pela maior consciência de papais e mamães quanto a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês. Com base nesse contexto essencial, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, juntamente com a equipe de Atenção Básica, tem promovido durante esse período à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nas unidades de saúde que compõem o município.

Objetivo

No intuito de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para as mães quanto para as crianças, ao fortalecer o vínculo emocional e a transmissão de nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável da criança, as equipes multidisciplinares têm implementado sequenciadas estratégias visando mobilizar gestantes, bem como a inclusão familiar para fortalecer o vínculo materno durante o período do aleitamento.

“O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que a criança recebe. A amamentação exclusiva durante esse tempo traz muitos benefícios ao bebê, com ele as chances são menores para desenvolver doenças ou, caso esteja doente, o leite ajuda a se recuperar mais rapidamente, pois possui todos os nutrientes que precisa para crescer e se desenvolver”, explica a diretora da pasta Saúde da Criança, Tatiane Cangussú

Múltiplas Atividades

Gestantes e mães com bebês de colo têm aderido com entusiasmo as programações especiais voltadas para elas e a família. Com envolvimento de especialistas, em diversas áreas, que inclui médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes comunitários,  nutricionista, assistente social, psicólogo, as pacientes são carinhosamente recepcionadas e acolhidas nas unidades de saúde, tendo a oportunidade de participar das palestras educativas, intermediadas por rodas de conversa, enfatizando os desafios da maternidade, contando com a presença da rede de apoio familiar e de serviços especializados com atuação dos profissionais de saúde no processo da amamentação.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, destacou que o aleitamento materno é tão importante para o bebê quanto para a mãe. “Todas que somos mães e passamos por essa experiência, temos consciência do quão necessário é para a saúde do bebê e da mãe. Além do fortalecimento dos vínculos, a mulher diminui os riscos de desenvolver doenças como osteoporose, câncer de mama e de ovário e até depressão”, disse a gestora.

Assuntos relevantes  relacionados aos métodos que devem ser usados nas mamas, a fim de evitar fissuras e mastite  (inflamação) no período da pega do bebê, bem como os procedimentos adequados que impossibilitem o empedramento do leite, a relação entre mãe e filho, posição correta do aleitamento,  alterações da mama, alimentação na amamentação, interações medicamentosa, saúde bucal na gestação, a importância da vacinação para a proteção do bebê e de toda família têm sido discutidos. Além disso, momentos lúdicos, como peças teatrais, pinturas nas barrigas das futuras mamães, associados à prática de atividades físicas, por meio de alongamentos e deliciosos lanches têm enriquecido as atividades.

Benefícios do leite materno

O leite materno é o alimento mais importante na vida dos bebês e é recomendado até os 2 anos . Nos primeiros 6 meses de vida, o leite materno tem tudo que o bebê precisa. Diferente dos demais tipos de leite, que normalmente são comercializados, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui