Os microempreendedores de Teixeira de Freitas e região podem contar com o apoio do Prospera Santander Microfinanças para manterem seus negócios, mesmo no cenário atual.
Presente na região já há um ano e sete meses, o segmento de microcrédito do Banco possui 11 agentes dedicados a oferecer um completo suporte a quase 5 mil clientes de 11 municípios dos arredores da cidade.
Desde os primeiros efeitos da pandemia, a equipe se organizou para oferecer um plano que inclui medidas como a prorrogação do vencimento de parcelas, dando um fôlego extra aos empreendedores mais afetados, e a renovação do crédito, que garante o fluxo de caixa dos clientes pré-aprovados.
Para quem decidiu iniciar um serviço de entregas (delivery), as maquininhas da Getnet foram oferecidas como ferramenta chave para facilitar as vendas.
O Prospera também se apoia em sua estrutura digital, o que permite que os agentes abram contas correntes mesmo nas cidades em que o Santander não tem agência.
“O microcrédito é um negócio construído com base em confiança mútua e que nos permite acompanhar toda a jornada de nossos clientes. Ao enfrentar uma situação como essa, vimos que muita gente passaria a precisar de crédito ou, por perda de renda ou do emprego formal, decidiria abrir seu negócio. Então soubemos nos organizar rapidamente para que nossos clientes pudessem continuar contando com nosso suporte, além de acolher esses novos empreendedores”, comenta Tiago Abate, superintendente do Prospera.
Sobre o Prospera
Promover a inclusão financeira, fortalecer o empreendedorismo e contribuir para a geração de emprego e renda de centenas de milhares de brasileiros são os objetivos do Prospera Santander Microfinanças desde 2002.
Por meio desta unidade de negócios, o Santander Brasil está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.
Este compromisso se reflete em números: mais de 1 milhão de pessoas contam com o apoio do microcrédito, o que faz do Santander o líder neste segmento entre os bancos privados.
São empreendedores, em sua maioria, informais, que trabalham em diversos setores, como serviços de costura, mercearias, salões de beleza e pequenos negócios em mais de 1,6 mil municípios no Brasil. Esses clientes têm, em média, entre 25 e 45 anos, sendo que 70% são mulheres.
A originação de crédito cresceu de R$ 1 bilhão, em 2018, para R$ 2,2 bilhões no ano passado, enquanto o número de clientes ativos dobrou de tamanho no mesmo período, chegando a 550 mil.
A operação brasileira foi reconhecida no top 10 do ranking Change The World 2019 da revista americana Fortune.