Projeto Reviva o Catolé recupera rio

Projeto Reviva o Catolé recupera rio
Servidores públicos e representantes da comunidade se unem em prol do meio ambiente
Meio Ambiente de Itapetinga vem sendo preservado

O rio Catolé nasce no município de Barra do Choça e deságua no Rio Pardo na cidade de Itapetinga. Totaliza aproximadamente, de sua nascente até a foz, 80 km de extensão, e percorre um curso de aproximadamente 9,5 km na área urbana de Itapetinga.

Apesar de sua importancia, o rio Catolé se encontra bastante poluído e com sua mata ciliar devastada, fruto de diversos fatores, entre os quais a desenfreada exploração agropecuária ocorrida no municipio.

Projeto Reviva o Catolé recupera rio
Membros do Tiro de Guerra e estudantes levam informações aos moradores
Diante destes problemas, a Secretaria de Meio Ambiente de Itapetinga desenvolveu um projeto para minimizá-los: o Reviva o Catolé, que consiste na limpeza de suas margens, replantio da mata ciliar e conscientização sobre a importância do rio para as populações que vivem em seu entorno.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Leôncio, mais de 2.000 mudas plantadas serão plantadas na mata ciliar do Ro Catolé, todas produzidas no viveiro do Parque Zoobotânico da Matinha, com espécies nativas da Mata Atlântica como o pau-brasil, o ingá e aroeira.

O início do projeto ocorreu no dia 26 de novembro e contou com a ajuda de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos, membros do Tiro de Guerra 06-023 e alunos da UESB. O bairro São Francisco, onde o rio segue seu fluxo, foi a primeira área a ser beneficiada. Todo o perímetro urbano banhado pelo Catolé também será revitalizado.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Itapetinga

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui