Projeto Pega Visão faz exames de vista gratuitos no Tomba neste sábado (5) em Feira de Santana

Projeto Pega Visão faz exames de vista gratuitos no Tomba neste sábado (5) em Feira de Santana
Projeto Pega Visão faz exames de vista gratuitos no Tomba neste sábado (5) em Feira de Santana. Foto: ASCOM

Ação prevê atender 74 crianças e adolescentes com agendamento prévio e vai doar óculos para todos que precisarem; evento de apoio terá estrutura aberta ao público com testes de saúde, corte de cabelo e programação para as crianças

O projeto social Pega Visão retoma no próximo sábado (5) a agenda de atendimentos gratuitos para testes de visão em Feira de Santana. Os exames serão realizados em 74 crianças e adolescentes previamente agendados, na Escola Municipal Valdemira Alves de Brito, no bairro de Tomba. Todos que tiverem indicação vão ganhar o óculos de presente.

A iniciativa prevê 500 atendimentos gratuitos na cidade até setembro e começou em 8 e 9 de julho, com 91 exames, na Praça Dona Pomba, no bairro Rua Nova. A etapa foi concluída com a doação de 72 óculos para crianças e adolescentes que tiveram indicação nos testes. Na próxima semana, a ação chega à região do Feira IX e depois será realizada em outros pontos da cidade (veja quadro abaixo).

O projeto tem como objetivo cuidar da saúde visual de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e garantir uma visão saudável como direito básico, partindo da premissa de que uma visão nítida é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças, contribuindo positivamente em seu aprendizado e bem-estar geral.

A jovem Vitória Borges Dos Santos, de 18 anos, foi uma das beneficiadas pelo projeto. Atendida na região do Rua Nova na primeira fase, ela teve um quadro de miopia diagnosticado nos testes e recebeu o óculos de presente. “Participei da primeira etapa do Pega Visão aqui em Feira de Santana e posso dizer que hoje eu enxergo muito melhor do que antes graças a essa iniciativa. Agradeço muito ao projeto e desejo que ele possa continuar ajudando outras pessoas”, afirmou.

Segundo Vitória, as principais mudanças foram na escola. “Eu não conseguia visualizar as coisas direito na aula, e nem as pessoas eu conseguia ver direito de longe. Agora eu consigo. Tem a TV também, antes eu tinha que ver de pertinho porque as imagens ficavam embaçadas, mas agora eu consigo enxergar muito melhor com o óculos”, disse.

Calendário de Atendimentos

Até setembro o Pega Visão realizará oito atendimentos, sempre aos finais de semana, com exames marcados previamente em conjunto com entidades da região. Essa parceria permite que o projeto alcance os grupos mais vulneráveis da comunidade, assegurando que crianças e adolescentes recebam a assistência necessária para uma visão saudável.

Datas e Locais

Feira de Santana é o primeiro município a receber o projeto, que será realizado em outras localidades do Brasil. As datas e locais dos próximos atendimentos foram definidos nesta semana, visando abranger diversas áreas da cidade de Feira de Santana. Confira:

5 de agosto – Tomba – 74 atendimentos – Rua Vespasiano, s/n – na Escola Municipal Valdemira Alves de Brito

12 de agosto – Feira IX – 50 atendimentos – Rua A, s/n, na Igreja EFATÁ }

19 de agosto – Tanquinho de Humildes – 50 atendimentos

20 de agosto – Feira IX – 50 atendimentos

02 de setembro – Pau de Légua – 50 atendimentos

03 de setembro – Parque Getúlio Vargas – 50 atendimentos

16 de setembro – Bonfim de Feira – 50 atendimentos

17 de setembro – Tapera – 39 atendimentos

O teste

O teste de acuidade visual identifica o quanto uma pessoa consegue ver as coisas com maior ou menor nitidez. Ele é o exame mais comum para checar a capacidade funcional da visão de uma pessoa.

Estrutura de apoio

Durante os exames, uma estrutura de apoio será montada para receber as crianças e suas famílias com serviços de saúde e opções divertidas de lazer. A programação inclui a presença de um médico clínico geral, que fará consultas gratuitas, além de profissionais para aferição de glicemia e pressão arterial.

Os moradores também poderão cortar o cabelo e fazer aulas de alongamento e de dança, além de massagens rápidas, tudo gratuitamente. Brinquedos infláveis estarão à disposição das crianças, que vão ganhar pipoca e algodão doce e poderão se divertir com apresentações culturais.

O projeto Pega Visão é uma realização da BW incentiva, através da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura.

Sobre a Fábrica

Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social.

Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Em atuação há mais de 15 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 50 mil pessoas pelo país.

Para a execução dos projetos, a Fábrica conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como doar e apoiar as ações que impactam tantas vidas? Acesse www.fabrica.ong.br e acompanhe as redes sociais da entidade pelo @fabrica.ong.br.

SERVIÇO

Projeto Pega Visão – Feira de Santana (BA)

Datas:

5 de agosto – Tomba – 74 atendimentos – Rua Vespasiano, s/n – na Escola Municipal Valdemira Alves de Brito

12 de agosto – Feira IX – 50 atendimentos – Rua A, s/n, na Igreja EFATÁ

19 de agosto – Tanquinho de Humildes – 50 atendimentos

20 de agosto – Feira IX – 50 atendimentos

02 de setembro – Pau de Légua – 50 atendimentos

03 de setembro – Parque getúlio Vargas – 50 atendimentos

16 de setembro – Bonfim de Feira – 50 atendimentos

17 de setembro – Tapera – 39 atendimentos

Horário: das 8h às 14h

Programação no local

– Consulta Clínico Geral

– Aferição de Glicemia e Pressão

– Alongamento

– Aula de dança

– Corte de Cabelo

– Massagem

Para as crianças

– Pipoca

– Algodão doce

– Brinquedos infláveis

– Apresentações culturais

Obs: Os atendimentos começaram nos dias 8 e 9 de julho:

8 de julho – Rua Nova – 41 atendimentos realizados

9 de julho – Tomba – 50 atendimentos realizados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui