Projeto Jovem Aprendiz forma nova turma em Teixeira

Depois de cinco meses de aprendizagem, os 28 alunos da 5ª turma do Projeto Jovem Aprendiz do Senac, em parceria com o Sincomércio e o Ministério do Trabalho, realizaram uma cerimônia de encerramento da primeira fase do Projeto na noite desta segunda-feira, 12, de março, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

O juiz de direito Roney Jorge Cunha, a promotora Ana Cristina Santos, o presidente do Sincomércio, Flávio Guimarães, o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, Major Osíris, a coordenadora do Senac, Beatriz Águida, a auditora fiscal do Ministério do Trabalho Lívia Santos Ferreira e o presidente da CDL, Gedemárcio Guimarães, dentre outras personalidades, participaram do evento e compuseram a mesa de honra.

Durante o cerimonial, os alunos receberam e realizaram várias homenagens, marcando o fim da primeira fase do programa.

“Eu acredito que essa foi uma grande oportunidade e aprendemos bastante. Agora esperamos colocar tudo em prática e satisfazer as expectativas da empresa”, comentou a aluna Thais Figueiredo.

Os 28 alunos foram preparados para o mercado de trabalho, sob as orientações dos professores: Fernanda Becevelli, Golda Borges, Douglas Santana, Paulo Oliveira, Kelly Baldow, Juliane Nunes, Eurípedes Castellan Pereira, José Reis e Roberto Almeida.

“Aqui em Teixeira de Freitas contamos com uma equipe extremamente qualificada para lidar com as diferenças dentro da sala de aula, afinal são várias idades dentro de uma sala, e essa turma se mostrou extremamente madura e unida, e a nossa orientação é que eles levem esse senso de equipe para as empresas” afirmou Camila Loiola, supervisora pedagógica do Senac.

O Jovem Aprendiz tem uma carga horária total de 1.600 horas. Já nesta terça-feira, os alunos iniciaram o cumprimento das 1.200 horas práticas, aplicando aos conhecimentos aprendidos nas 400 horas teóricas da primeira fase do projeto.

Flávio Guimarães, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Teixeira de Freitas (Sincomércio), adiantou que os formandos já são funcionários do comércio e com carteira assinada. “Com a formação da desta quinta turma, o projeto se aproxima de quase 200 jovens inseridos no mercado de trabalho. Eles estão tendo a oportunidade para crescer na vida. E nós estamos felizes em poder colaborar, colocando no mercado de trabalho mais 28 profissionais qualificados para atender bem e encantar os clientes do comércio de Teixeira de Freitas”, comentou Flávio.

O juiz Roney Cunha parabenizou o Sincomércio pela iniciativa e destacou a importância do aprendizado na preparação para o cumprimento de qualquer atividade. “O trabalho é a utilização do tempo em uma atividade produtiva e através dessa iniciativa esses jovens agora possuem perspectivas de novos horizontes”, disse.

Durante seu pronunciamento Lívia Ferreira, auditora Fiscal do Ministério do Trabalho, lembrou a importância do cumprimento da Lei de Aprendizagem, que já existe desde o ano 2000 e que passou a ser cumprida em Teixeira de Freitas, devido à fiscalização do Ministério do Trabalho. Foi lembrado ainda que o cumprimento dessa legislação foi facilitada com a articulação da parceria entre o Sincomércio e o Senac.

Sobre o Jovem Aprendiz

Muitos jovens possuem o desejo de trabalhar cedo para poder ajudar nas despesas de casa e dividir isso com seus pais, mas a maioria não tem oportunidade por ser jovem e não possuir experiência. O Governo Federal, então, criou vários programas para ajudá-los na busca do primeiro emprego – a exemplo do Jovem Aprendiz, feito em parceria com o SENAC, que tem como objetivo ampliar as chances de emprego e facilitar sua entrada no mercado de trabalho.

O programa é realizado em parceria com diversas empresas. Para participar basta estar dentro dos requisitos pedidos – como ter de 14 a 24 anos e estar matriculado na rede pública de ensino, sendo ele médio ou técnico. Não é preciso se preocupar com relação a horário, visto que o programa se adéqua aos horários das aulas dos jovens. Quem tiver com dificuldade para arrumar um emprego cedo, o programa é uma ótima escolha.

Para quem deseja participar deve ficar alerta, pois as vagas são limitadas. Então, é preciso estar atentos com relação a datas de inscrição e número de vagas – em Teixeira de Freitas as inscrições para terceira turma já começou. O programa Jovem Aprendiz contrata os jovens com vínculo formal de trabalho e oferece diversas vantagens para quem estiver associado ao programa, dando todos os benefícios trabalhistas que são comuns e necessários. São 24 mil matrículas gratuitas que são oferecidas para a capacitação de jovens aprendizes pelos cursos do SENAC.


Com informações do Sulbahia News

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui