O vereador Leilson Dos Santos Gomes, o Super Choque (PSD), apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a inclusão do ensino da música no currículo oficial das escolas do Sistema Municipal de Educação. A modalidade de ensino deve favorecer estudantes do Ensino Infantil e Fundamental de Prado. O projeto foi aprovado por unanimidade na última terça-feira (29).
O ensino da arte e da música, em particular, são norteados pelos princípios contidos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A legislação brasileira determina que o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
A proposta encaminhada pelo vereador indica que o ensino da música deve ser obrigatório e contínuo na cidade de Prado, sendo ministrado por professores com formação específica na área. Sua implantação será definida pela Secretaria de Educação Municipal, que vai estabelecer as condições técnicas e pedagógicas para a efetiva implantação.
De acordo com o vereador, “a inclusão da música no currículo escolar representa um novo tempo de qualidade para a educação no município. Pesquisas indicam que as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam um melhor desempenho na escola e na vida como um todo e, geralmente, apresentam notas mais elevadas”, argumentou o vereador.