Itagimirim – A equipe de Saúde Bucal e o Programa de Saúde na Escola (PSE) de Itagimirim lançaram o Projeto Xô Cárie. O Projeto tem como objetivo reduzir o índice de cáries, bem com prevenir e combater outras doenças da boca. Para atingir o objetivo, o programa envolve agentes comunitários de saúde, professores, família, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e unidades dos Postos de Saúde da Família (PSF). O projeto visa atender mais de mil crianças e adolescentes que estão em fase escolar na sede do município e distritos. O mecanismo de avaliação começa na escola, onde os alunos são acompanhados e orientados a uma unidade do PSF mais próxima. A equipe sempre frisa com o aluno a importância da participação do pai ou responsável.
De acordo com a coordenadora da Saúde Bucal do município, Camila Francisca, a estratégia para execução do trabalho foi elaborada com base em estudos na comunidade escolar. A coordenadora entende que os resultados são cada vez mais positivos quando todo o circulo de convivência do aluno participa.
Outro aspecto importante de ser lembrado é que a ida ao dentista se torna muito mais confortável, deixando o paciente mais confiante e flexível aos procedimentos. Quanto ao aluno atendido, o acompanhante assiste à palestra com temas relacionados à educação, comportamento e saúde, que são ministradas por um psicólogo. Após a consulta, o aluno acompanhado por um preparador físico que desenvolve atividades de atenção, coordenação, memória.
Frisando ainda mais o cuidado contínuo com os dentes, os alunos recebem pequenos lembretes diários para serem seguidos, kits de escovação e de cuidados simples.
Na abertura das atividades, compareceram o secretário municipal de Saúde, Jocivaldo Santana, a assessora administrativa, Dinalva Rodrigues, e a primeira-dama municipal, Saadya Santos.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Itagimirim