O encontro reuniu prefeito, vereadores e comunidade em geral
Na noite de segunda-feira, 08 de abril, aconteceu a apresentação do projeto Cidade Limpa em uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Teixeira de Freitas. O encontro estava previsto no cronograma da segunda etapa do programa.
Estiveram presentes: o prefeito municipal Temóteo Brito e seu secretariado, o juiz de direito Roney Cunha, vereadores, representantes de instituições e entidades de classe, professores, associações, comunidade em geral, além da imprensa.
Na ocasião, o bispo diocesano de Teixeira de Freitas/Caravelas, dom Jailton de Oliveira Lino, que é o idealizador do projeto, falou a todos sobre sua alegria em ver a Casa Legislativa cheia e agradeceu as autoridades.
Ele descartou qualquer pretensão política ao lançar o projeto Cidade Limpa e descreveu como se deu a inciativa.
“São coisas que percebo não porque vim do Rio Grande do Sul. Eu olho a poucos quilômetros daqui cidades menores que tive a oportunidade de conhecer, mas com um cuidado bem maior. E isso depende da educação da população, depende muito da gestão pública e de todos nós. Não quero criticar ninguém, só olhar para frente, arregaçar as mangas e ser efetivos“, contou.
O projeto teve a primeira etapa desenvolvida em parceria com as escolas no ano passado. Várias ações foram executadas em diversos pontos com o intuito de ‘despertar’ a cidade. Agora, a palavra que tem sido destacada é ‘envolvimento’.
O juiz de direito dr. Roney Cunha considerou seus 21 anos em Teixeira de Freitas ao destacar a proporção da audiência para tratar sobre o assunto. “Eu não me sinto confortável, em uma sociedade que se diz civilizada, estar fazendo uma audiência pública para termos uma cidade limpa. Não é motivo de regozijo, mas de refletir a nossa própria incapacidade, nossa própria insensibilidade“, disse.
O Executivo
Envolvimento e comprometimento abarcados na fala do prefeito Temóteo Brito, que apresentou o que já vem sendo feito na área de limpeza urbana e respondeu questionamentos durante a audiência.
“Quero parabenizar a iniciativa do bispo dom Jailton Lino e de todos que estão se unindo para este projeto, que é de grande importância por trazer, principalmente, a conscientização em relação aos cuidados com a nossa cidade. Agradeço a todos que estão participando deste momento, pois, quando fortalecemos nossos esforços, somos mais fortes. É muito importante essa discussão sobre o cuidado com a limpeza urbana, sobretudo, conscientizar o cidadão que o lixo é de todos“, disse o prefeito.
O secretário de Meio Ambiente, José Archângelo Depizzol, ressaltou que todos precisam se unir nesta causa: “Estamos satisfeitos com a primeira parte e com grande expectativa para as próximas etapas, pois sabemos que o cuidado com a limpeza nos espaços públicos e com o ambiente que vivemos é um ato de consciência necessário para o futuro das gerações”.
O Legislativo
Presidindo a Câmara Municipal desde o começo do ano, o vereador Ronaldo Cordeiro conduziu a audiência e ressaltou o esforço e visão de mundo do bispo dom Jailton.
“O objetivo aqui é dialogar sobre questões relacionadas com ações que possam contribuir para a construção de uma cidade mais limpa e organizada. O nosso papel aqui é fomentar a ideia de consciência ambiental à comunidade escolar e em geral e, consequentemente, a mudança de hábito quanto à produção, descarte, reciclagem e influência do lixo na saúde do cidadão“, declarou o edil e presidente da Casa Legislativa.
As palavras foram ressaltadas pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, o vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg”. “Recebemos o bispo dom Jailton e nós entendemos a importância para a cidade e envolver outras personalidades, para que façam também a sua parte“, disse.
A comunidade
Após a apresentação do projeto e colocações feitas pelas autoridades da mesa, o diálogo com o auditório foi aberto e inúmeras questões foram levantadas, tais como horário de coleta do lixo, o ‘lixão’ municipal, o envolvimento das instituições e diversas sugestões.
Como presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Teixeira de Freitas, Sebastiana de Moraes falou durante a solenidade sobre a importância da participação de todos neste compromisso. “Temos que levar esta ideia, levar este projeto para as nossas casas e para cada pessoa que conhecemos, temos que nos preocupar com a limpeza dessa cidade“, enfatizou.
Ações
Para este ano, o projeto Cidade Limpa ainda prevê, entre outras, as seguintes ações:
I – Avaliação da Primeira Etapa.
II – Ações nas escolas: palestras, oficinas, redações, poesias, músicas, desenhos, visitas técnicas, gincanas, mutirões, projeto de coleta seletiva e outros.
III – Campanha de recolhimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para doação aos catadores.
IV – Reunião com a Associação de Catadores.
V – Instalação de lixeiras em pontos da cidade.
VI – Implantação da Coleta Seletiva em Paróquias, Repartições Públicas, Estabelecimentos Comerciais, Condomínios, Ruas/Bairros.