Lançada a segunda etapa do Projeto Cidade Limpa

Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Na manhã desta terça-feira, dia 19, foi lançada a segunda etapa do Projeto Cidade Limpa. As ações visam organizar e executar um programa de Educação Popular para melhorar a qualidade da limpeza urbana no município de Teixeira de Freitas.

O encontro de lançamento foi no Centro Pastoral Dom Antônio Zuchetto, na praça dos Leões. Contou com a presença do seu idealizador, o bispo diocesano de Teixeira de Freitas/Caravelas, dom Jailton de Oliveira Lima, representantes do Executivo e do Legislativo municipais, associações e comunidade.

Bispo diocesano de Teixeira de Freitas/Caravelas, dom Jailton de Oliveira Lima

Segundo dom Jailton, a primeira etapa foi como um despertar promovido à comunidade, através de parcerias com as secretarias de Educação e do Meio Ambiente, com empresas e com entidades diversas. Exemplo disso foi a confecção e distribuição de 35 mil saquinhos de lixo em diversos pontos da cidade.

O nosso desejo agora é de um envolvimento maior. Fazer com que a nossa cidade seja de fato um lugar mais humano. Isso, eu acredito que depende de todos nós, todos os órgãos, focados nesse campo. Temos 25 ações elencadas para a segunda etapa e estamos arregaçando as mangas para que isso possa acontecer“, disse.

O secretário do Meio Ambiente, José Archângelo Depizzol

Para o secretário do Meio Ambiente, José Archângelo Depizzol, o “primeiro passo deste trabalho era despertar uma ideia de vivermos em uma cidade mais limpa e a próxima etapa vem com diversas ações unindo as pessoas e o poder público nesta consciência e atitudes que envolvam a sociedade no sentido de contribuir com a limpeza do município”.

Conforme o coordenador do Comitê Gestor do Projeto Cidade Limpa, Caio Frederico, o objetivo é atuar para que toda sociedade participe e tenha novas atitudes.

Algumas ações da segunda etapa do projeto
  • Criação de pontos para recolhimento de móveis, materiais eletroeletrônicos e pneus
  • Orientação aos carroceiros e profissionais de frete sobre descarte adequado de resíduos
  • Criação de instrumento legal junto à Câmara Municipal de Vereadores: formação de Comissão Especial para elaboração e criação de Lei Municipal sobre Cidade Limpa, definindo os marcos reguladores
  • Divulgar os resultados alcançados e reforçar a importância do envolvimento de toda a comunidade teixeirense no Projeto Cidade Limpa
O Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação Ambiental (Nape)

Visando somar com o Projeto Cidade Limpa, a Secretaria de Educação criou o Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação Ambiental (Nape) em janeiro deste ano. O intuito é atuar junto com cada escola do município.

As coordenadoras do Nape, Silvana Muniz e Rozana Gleid

As coordenadoras do Nape, Rozana Gleid e Silvana Muniz, explicaram que as ações iniciam de forma gradual, primeiramente junto a uma escola-piloto e avançando para as demais unidades.

Paralelo a isso, outra atividade é diretamente desenvolvida com a educação infantil, pois é onde a gente acredita que teremos mais facilidade para conscientizar e alcançar mais adeptos. O que a gente deseja levar é palestras, na linguagem do público, falando de questões ambientais“, disse Rozana.

Veja fotos da primeira etapa:
Fotos: Divulgação

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui