Neste sábado, 3/9, mais uma vez os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida se reuniram para assistir uma palestra sobre Meio Ambiente e Coleta Seletiva de Lixo. Esse é o quinto encontro do grupo que representa as 60 famílias que ganharão novas casas, no Condomínio Maria Monteiro, no bairro Geraldão. As casas são uma vitória do governo Jorge Pontes e das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, responsável pela obtenção do Programa em Cabrália e da secretaria de Infraestrutura que executa, com maestria, a obra.
Após a palestra, os beneficiários foram convidados pelo secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira, a conhecer o canteiro de obras da futura Praça da Juventude. Visitando o local, todos ficaram impressionados com o rápido andamento das obras e com o maravilhoso equipamento que a comunidade irá contar, quando tudo estiver pronto. “Está ficando linda, ótima mesmo. Será uma opção de lazer, um local para passearmos com os nossos filhos”, declarou a beneficiária Mônica Borges. Já para a senhora Maria d’Ajuda, a Praça também será muito boa para os idosos. “A Praça está maravilhosa será bons para os jovens e também para nós, idosos que poderemos utilizar a academia e os outros espaços”.
Integração
As reuniões fazem parte do Programa e têm como objetivo integrar os moradores e passar a eles noções de boa vizinhança, coletividade, saúde, higiene, meio ambiente entre outros relevantes assuntos. Além dos novos moradores, participaram da reunião o secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira, a diretora de Cultura, Rita Xavier e o palestrante, o ambientalista Toni Ormundo.
Nesta reunião, os moradores do novo condomínio receberam informações sobre a importância da coleta seletiva de lixo e da utilização sustentável de recursos naturais. “Preservar economiza tempo, dinheiro e recursos como energia”, declarou o palestrante, para ele é necessárioque cada um cuide de seu lixo: “meu lixo não pode incomodar meu vizinho, isso é cidadania, podemos transformar nosso lixo em dignidade, essa é a função da coleta seletiva e da reciclagem, atividades que além de preservar geram emprego e renda. Nosso planeta é nossa casa, precisamos cuidar dela”.
Nos encontros anteriores os beneficiários criaram uma comissão para acompanhar a execução das obras, foram informados da disposição das casas e onde ficaria a residência de cada um e também assistiram a palestras sobre boa vizinhança e respeito ao próximo.