Programa da Suzano que incentiva agricultura sustentável é destaque em publicação internacional 

Programa da Suzano que incentiva agricultura sustentável é destaque em publicação internacional . Foto: Arquivo

O Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) foi uma das iniciativas reconhecidas no Prêmio Transformadores e fará parte de publicação da RedEAmérica.

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, foi destaque na publicação em homenagem aos vencedores do IV Prêmio Latino-Americano Transformadores, desenvolvido pela RedEAmérica, em função do trabalho realizado com o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT). A edição virtual da publicação contempla 13 cases sobre o relacionamento das empresas e organizações com as comunidades e o lançamento on-line acontece nesta quinta-feira (28).

Desenvolvido pela Suzano com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e disseminar boas práticas de cultivo, o PDRT foi premiado na categoria “Negócios e Comunidades Sustentáveis”, na edição de 2018, que valorizou exemplos de compromisso e geração de valor social, econômico e ambiental. A iniciativa da companhia foi criada para promover o fortalecimento das comunidades rurais vizinhas às unidades, gerando renda e melhoria na qualidade de vida dos pequenos produtores.

O case apresentado pela Suzano no IV Prêmio Latino-Americano Transformadores trouxe a história da família de Claudio Olímpio, Presidente da Associação de Nova Esperança, distrito de Caravelas (BA), participante do PDRT. Por meio do programa, ele teve acesso a área para plantio, insumos e assistência técnica na implantação de Sistema Agroflorestal (SAF), técnica que combina espécies arbóreas com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, de forma simultânea ou rotativa. Além do benefício econômico, o SAF proporciona ganhos ecológicos em função da conservação dos recursos naturais.

Dentre as melhorias com a implantação do programa nesse contexto de enfoque agroflorestal, Claudio cita a melhoria na qualidade de vida e uma visão diferente sobre a profissão. “Essa foi uma oportunidade nova de trabalhar com uma proposta agroflorestal que respeita a natureza”, contou Claudio à publicação.

A iniciativa da Suzano também viabiliza a comercialização de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos para as escolas, além de permitir a participação na Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), uma ação que conecta consumidores e produtores agroecológicos para fornecimento de cestas de alimentos.

“A Suzano é uma empresa atenta ao cenário e investe constantemente no desenvolvimento das comunidades locais. Atitudes que reforçam nosso direcionador, demonstrando que só é bom para nós se for bom para o mundo. O PDRT é uma dessas ações, tendo relevância por impulsionar a independência financeira de milhares de famílias apoiadas pelo programa”, pontua Douglas Peixoto, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

Sobre o PDRT

O Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial visa promover o fortalecimento das comunidades rurais vizinhas às unidades da Suzano, gerando renda e melhora na qualidade de vida dos pequenos produtores. O PDRT apoia mais de 1.300 famílias no sul da Bahia. As ações desenvolvidas são voltadas para potencializar as atividades de cada território, com apoio de assistência técnica fornecida pelo programa e tendo como premissa os princípios agroecológicos. São três eixos de atuação: gestão, produção e comercialização das associações e cooperativas participantes, permitindo que essas comunidades, capacitadas, conquistem sua independência financeira. No Brasil, mais de quatro mil famílias, em nove estados e mais de 118 localidades já foram beneficiadas pelo programa.

Sobre RedEAmérica

A RedEAmérica, grupo composto por mais de 80 organizações empresariais com atuação na América Latina e Caribe, organiza o “Prêmio Latinoamericano de Comunidades Sostenibles”, também conhecido como Prêmio Transformadores. O objetivo é reconhecer experiências inovadoras de promoção de comunidades sustentáveis.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de árvores, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui