Desburocratizar ações diversas de atendimento ao público e atualizar servidores municipais em relação à legislação, são objetivos do workshop realizado durante esta semana no auditório local do Sebrae, com a participação de servidores da administração municipal e outros.
O evento reuniu grupos de servidores da Tributação, Gabinete, Licitação, Saúde e Educação e está em andamento desde junho passado abordando temas diversos, dentro do programa “Cidades Empreendedoras Bahia”, resultado de convênio entre a Prefeitura de Eunápolis e o Sebrae-Bahia. Engajar a gestão pública e lideranças no esforço para melhorar o ambiente empresarial é um dos objetivos do programa “Cidades Empreendedoras Bahia”, em andamento neste município, resultado de convênio celebrado entre o município e o Sebrae-BA em maio deste ano.
Desde o início da execução do convênio, ao menos quatro workshops foram realizados, abordando temas de interesse. Além da desburocratização, objeto do encontro desta semana, já foram realizados encontros que abordaram temas como compras governamentais e participação de micros e pequenas empresas em licitações municipais.
DESENVOLVIMENTO – Dentro do convênio é previsto o engajamento da gestão pública municipal e das lideranças locais no sentido de melhorar o ambiente empresarial, bem como a promoção de políticas públicas de desenvolvimento econômico local, com a efetivação do Plano Municipal de Desenvolvimento de Pequenos Negócios – PMD, com vistas ao fortalecimento do ambiente de negócio nesta cidade.
A facilitadora Jane Ferreira da Silva, do Sebrae local, destaca que na proposta há alguns eixos temáticos a exemplo da educação empreendedora (capacitação para jovens estudantes), compras municipais, (incluindo as compras junto à agricultura familiar), em seguida tem o eixo de gestão pública, que inclui a implantação da sala do empreendedor. Há ainda o eixo da desburocratização, cuja meta é facilitar a abertura de novas empresas no município, com a eliminação de entraves que possam dificultar investimentos.
Para o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, o Plano Municipal de Desenvolvimento de Pequenos Negócios será uma segunda revolução da sua gestão, após as obras de saneamento, asfaltamento, reforma e construção de escolas, que passam a dar o suporte necessário para a capacitação do município para absorver novos investimentos.
Robério lembra que com o PMD o município pretende ampliar os pequenos negócios no volume de compras da prefeitura, o fortalecimento da agricultura familiar na merenda escolar, a implantação da sala do empreendedor, a integração do município à Rede Simples, criação e fortalecimento do Agente de Desenvolvimento, além de atenção especial às questões voltadas para o bom uso das fontes de energia renováveis, dente outras.
Ainda conforme o prefeito, a Prefeitura e o Sebrae continuarão atuando nos eixos temáticos até o final deste ano, podendo o convênio ser renovado, possibilitando novas ações voltadas para o desenvolvimento dos pequenos negócios no município.