Profissionais são orientados para a melhoria da educação no Sul da Bahia

Secretários e técnicos municipais de educação estiveram reunidos nesta quarta-feira, 3, na Unime

Secretários e técnicos das secretarias de educação dos municípios Sulbaianos participaram nesta quarta-feira, 3, do 2º Encontro de Fortalecimento do Fórum de Secretários de Educação (Forsec), realizado pela Rede de Apoio à Educação – RAE Bahia, em parceria com a Amurc, Uesc e os Institutos Natura e Arapyaú. O objetivo é traçar estratégias a partir do Ideb/Prova Brasil, para melhorar a educação na região.

Ao longo da reunião, o coordenador da RAE, André Vasconcelos propôs encontros durante o ano, com a finalidade de pensar um diagnóstico da Educação e traçar planos de ação a curto, médio e longo prazo, de acordo com a realidade de cada município. Foram propostos ainda, três encontros com as câmaras técnicas de educação dos consórcios municipais na região, para construção de um plano regional.

Todas as ações realizadas pela RAE são gratuitas, e o objetivo maior é melhorar o resultado do IDEB 2017 nos municípios. “Este ano iremos trabalhar para avançar o IDEB nos municípios da região, que possuem um grande potencial para crescimento, e é muito importante para a construção de planos à longo prazo”, declarou André.

A iniciativa foi parabenizada pelos profissionais que atuam na educação municipal da região, dentre eles, o assessor técnico da secretaria de educação de Ubaitaba, André Nelson Souza, que destacou a apresentação de uma análise dos indicadores de cada localidade da região. “Esses dados serão importantes para criar estratégias de enfrentamento das dificuldades e para melhorar a educação em cada município”.

Parceria

Aliado ao acompanhamento técnico da equipe da RAE, o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga revelou que a Associação em parceria da Uesc disponibiliza curso de extensão em Gestão Pública, além de cursos para captação de recursos voltados para os profissionais da educação. “O objetivo é profissionalizar a educação”, explicou Luciano.

Ainda sobre a parceria Amurc e Uesc, o Pró-reitor de Extensão, Alessandro Santana destacou que as instituições estão unidas no sentido de fortalecer o Fórum, e, consequentemente o Programa AGIR-LS. “Mas, precisamos muito do envolvimento e participação dos servidores municipais para o amadurecimento em conjunto e o êxito do Fórum”, declarou Alessandro.

Eleição

No final do Encontro, o Forsec elegeu a nova diretoria, que agora é composta pela Secretária de Educação de Firmino Alves, Andrea Moraes, como Presidente; A Secretária de Educação de Itabuna, Anorina Smith, como vice-presidente; A professora Maria de Lourdes e Secretária de Itajuípe, como Tesoureira e a Secretária de Ibirapitanga, Viviane Aragão, como 1ª Secretária.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui