Profissionais são capacitados para Manejo Clínico da Hanseníase

Entendendo que a hanseníase é uma doença que já existe tratamento em todo o Brasil, e cerca de 47 mil casos são registrados a cada ano, a Prefeitura Municipal de Eunápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 4, capacitação no Manejo Clínico da Hanseníase para médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais e técnicos em enfermagem, para tomaram conhecimento de como proceder com as pessoas portadoras da doença.

A capacitação, realizada no auditório do IFBA (antigo CEFET), foi comandada pela representante da Fiocruz, Maria Leide Wand-Del-Rey de Oliveira, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conhecida nacionalmente pelo seu alto conhecimento no combate as endemias, que discorreu sobre a hanseníase, seus cuidados e tratamentos.

Ainda neste sábado, 5, as unidades de Saúde dos Bairros Santa Lúcia, Pequí e Juca Rosa, estarão com suas equipes acompanhadas por dermatologistas, que ficarão durante todo dia orientando as pessoas em como detectar os sintomas da doença, bem como as formas de tratamento, que vão de seis meses a um ano, a depender do avanço em cada caso.

Manchas pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas pelo corpo; dormência e/ou caroços em certas partes do corpo; perda total ou parcial da sensibilidade da pele ao calor, dor ou tato; dor nos nervos, principalmente dos braços ou das pernas, e alto poder incapacitante são algumas formas de apresentação da hanseníase.

A secretária de Saúde de Eunápolis, Edna Alves, abrindo o evento, falou sobre a importância deste momento para os profissionais ali presentes. “Temos hoje aqui não somente profissionais da rede pública. Nosso convite foi extensivo a rede particular, pois entendemos a importância dessas explanações para a saúde de todos os eunapolitanos”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui